Na reunião com o ministro dos Transportes da Arábia Saudita, Saleh Al-Jasser, foram apresentados projetos de infraestrutura e discutidas oportunidades de investimentosCrédito: Divulgação/Fahhad
Nacional
Na Arábia Saudita, ministros buscam investidores para o setor de infraestrutura
Rui Costa, Silvio Costa Filho e Alexandre Silveira cumpriram agenda no país reunindo-se com autoridades e empresários
Os ministros brasileiros Rui Costa (Casa Civil), Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos) e Alexandre Silveira (Minas e Energia) estiveram na segunda-feira, dia 27, em Riade, na Arábia Saudita, onde discutiram com autoridades e empresários um conjunto de investimentos no setor de infraestrutura do Brasil.
Esses encontros fazem parte de uma agenda prévia à reunião bilateral que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá com o chefe do país do Oriente Médio, o príncipe Mohammad bin Salman.
Uma das reuniões de que as autoridades brasileiras participaram foi com o ministro dos Transportes da Arábia Saudita, Saleh Al-Jasser, e sua equipe.
“Tivemos uma conversa muito positiva sobre a possibilidade de grandes investimentos na área portuária e aeroportuária brasileira. Criamos um grupo de trabalho em que os árabes irão focar, ao lado do nosso Ministério, em uma agenda conjunta para identificar oportunidades de investimento”, declarou Costa Filho.
Segundo ele, foram discutidas a compra de aviões por meio da Embraer e o ingresso de companhias árabes na malha aérea brasileira. “O Brasil tem interesse em voos diretos da Arábia Saudita”, completou Rui Costa.
Também foram apresentados projetos de infraestrutura que serão promovidos no Brasil, com destaque para obras contempladas no Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), como a Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol) e a Ferrovia Norte-Sul.
Os três ministros também se reuniram com o titular da pasta de Energia do país do Oriente Médio, o príncipe Abdulaziz bin Salman. Na ocasião, o assunto principal em questão foi uma possível parceria para a transição energética. A intenção, segundo o Governo Federal, é buscar apoio para o financiamento dessa atividade, com ampliação da produção de energia eólica e solar no Brasil.
Nesse encontro também estiveram presentes representantes da petroquímica saudita Sabic e da petroleira Saudi Aramco.
Os ministros finalizaram a agenda reunindo-se com o diretor de investimentos estratégicos da Red Sea Gate Terminal (RSGT), Mateo Beneduce. Foi apresentado ao executivo o mapa de oportunidades do setor portuário brasileiro. A empresa opera um dos maiores terminais de contêineres no porto saudita de Jeddah.
“Discutimos propostas de terminais sustentáveis para o Brasil”, disse o ministro de Portos.
Rui Costa ainda teria uma audiência com o ministro saudita de Investimento, Khalid Al Falih.
COP28
Rui Costa, Silvio Costa Filho e Alexandre Silveira estão entre as autoridades que farão parte da comitiva do presidente Lula na COP28, a conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas. O evento será realizado em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, com início nesta quinta-feira, dia 30, prosseguindo até o dia 12 de dezembro.
Assim como fizeram na Arábia Saudita, os brasileiros vão aproveitar a ocasião para tentar captar investidores estrangeiros.