Para Oliva, apesar do ambiente de insegurança jurídica no setor portuário, empresários e empresas do segmento possuem papel importante para alavancar os investimentos (Foto: Reprodução/TV BE News)
Bahia Export
“Na Bahia, a maior prioridade é resgatar a infraestrutura”, diz Oliva
Presidente do Conselho do Bahia Export exaltou a importância do fórum para debater o setor e desafios no estado
O presidente do Conselho do Bahia Export, Roberto Oliva, destacou o papel dos empresários e da iniciativa portuária como desenvolvedores da economia do Brasil a partir dos seus investimentos, principalmente nos setores portuário e de logística. Oliva disse que a missão é resgatar a infraestrutura da Bahia.
Em seu discurso durante a solenidade de abertura do Bahia Export, na quinta-feira (26), em Salvador, Oliva pontuou o ambiente de insegurança jurídica que cerca o setor portuário, mas que mesmo assim, empresários e empresas do segmento possuem papel importante para alavancar os investimentos.
“Nosso ambiente ainda é de muita insegurança. Não podemos estar de quatro em quatro anos mudando de diretriz. É preciso uma política de estado. Temos que demonstrar que a solução passa pela classe empresarial, pelos nossos grandes investimentos. E o exemplo claro disso é o setor portuário, que é o único setor da infraestrutura que conta com recursos próprios das empresas, sejam nos terminais privados (TUPs) ou seja nos arrendamentos portuários”, comentou.
Oliva destacou a realização do Bahia Export, o primeiro fórum estadual promovido pelo Grupo Brasil Export.
“Bahia se ressentia de um fórum que fosse transversal, onde se há multiplicidade de atores de todos os setores. É importante usar fóruns como esse para poder resgatar o planejamento estratégico, de se ter uma visão de longo prazo. Na Bahia, a maior prioridade é resgatar a infraestrutura”, disse.
Participaram da solenidade de abertura Pedro Maia, procurador geral de Justiça do Estado da Bahia; Marcus Presidio, presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE) da Bahia; Marcos Lessa, diretor-presidente da Salvador Par; vice-almirante Antônio Carlos Cambra; comandante do 2° Distrito Naval; José Roberto Campos, presidente do Conselho Nacional do Brasil Export; Monica Aragão, defensora pública do Estado da Bahia; Claudio Murilo Xavier, vice-presidente da Federação das Indústrias da Bahia (Fieb); Gilmara Temóteo; presidente do Conselho Feminino do Brasil Export; Caio Zanardo, CEO da Veracel; Luiz Gavazza, diretor-presidente da Bahiagás; Jesualdo Silva, diretor-presidente da Associação Brasileira dos Terminais Portuários; e Joaci Góes, presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia.