Pomini visitou uma empresa fabricante de drones submarinos que já utilizados nos portos da China (Foto: Divulgação)
Internacional
Presidente da APS conhece drones submarinos utilizados nos portos chineses
Segundo Anderson Pomini, equipamento pode servir para fiscalização e combate ao tráfico de drogas em Santos
O diretor-presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, iniciou neste domingo (2) seu primeiro dia de missão internacional na China. Na ocasião, o presidente do Porto de Santos conheceu especialistas em drones submarinos produzidos em Shanghai.
Os equipamentos já são utilizados nos estuários chineses para monitoramento das atividades náuticas.
O presidente da Companhia que administra o principal complexo portuário do país conheceu além dos drones, satélites e demais equipamentos. Segundo Pomini, eles podem vir a ser empregados na fiscalização ambiental e também no combate às drogas e outras operações de repressão ao crime, que são atribuições da Polícia Federal, mas podem contar com tecnologia fornecida pela Autoridade Portuária.
Durante o ano passado, Pomini já havia afirmado de que o Porto de Santos passaria a contar com tecnologias de drones aéreas e submarino para otimização das operações portuárias, bem como no auxílio no combate ao tráfico internacional de drogas pelo complexo marítimo.
Os fabricantes chineses já utilizam um sistema de monitoramento no Porto de Shanghai, que é o maior do mundo na movimentação de contêineres, com mais de 45 milhões de TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) ao ano.
A Autoridade Portuária de Santos estará acompanhando a comitiva de ministros da República que estarão em missão internacional na China nesta semana. A delegação brasileira será chefiada pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.