domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Segundo o diretor institucional da Frenlogi, Edinho Bez, o possível novo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou que só fala sobre o assunto depois da posseCrédito: Sergio Almeida/Câmara dos Deputados

Nacional

“Não há razão para se preocupar agora”, diz membro da Frenlogi

22 de agosto de 2023 às 9:34
Marília Sena Enviar e-mail para o Autor

Edinho Bez disse ter conversado com possível substituto de Márcio França. Mesmo assim representantes do setor revelam temor

O diretor institucional da Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura (Frenlogi), ex-deputado federal Edinho Bez, afirmou ao portal BE News que no momento “não há razão para se preocupar agora” sobre as trocas na estrutura do Ministério de Portos e Aeroportos, com a iminente substituição do ministro Márcio França pelo deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos/PE).

Edinho disse que chegou a conversar com Silvio Costa Filho sobre as mudanças na pasta, mas o possível novo ministro afirmou que só fala sobre o assunto depois da posse e que no  momento “não tem o que dizer; só esperar a posse”.

O Ministério de Portos e Aeroportos entrou na mira do Governo Federal, que busca abrigar as siglas Republicanos e Progressistas na Esplanada dos Ministérios em busca do apoio político delas nas votações no Congresso Nacional.

O parlamentar pernambucano estava na expectativa de receber a nomeação até a última sexta-feira, dia 18, mas as modificações nessa e em outras pastas ficaram para a próxima segunda-feira, dia 28, após a viagem internacional do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à África, que começou no domingo, dia 20.

Perspectivas

Entidades e representantes do setor temem que as mudanças no Ministério de Portos e Aeroportos desestabilizem os investimentos no setor portuário. Alguns chegam a afirmar que os últimos meses de 2023 podem ser perdidos com as modificações na pasta.

Uma das principais demandas do setor é a continuação do Regime Tributário para Incentivo à Modernização e à Ampliação da Estrutura Portuária (Reporto), que está sendo articulada pelo Ministério de Portos e Aeroportos com o Governo e o Congresso Nacional. A intenção é enviar uma Medida Provisória para o parlamento ou inserir as mudanças na discussão da Reforma Tributária que está no Senado e garantir o benefício até 2027.

“Não temos o que fazer. Lamentamos perder o Márcio França em busca desse apoio político. Vai entrar um político que, com todo respeito, não tem experiência”, disse um dos representantes do setor que preferiu não se identificar.

Compartilhe:
TAGS Edinho Bez Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura governo federal Silvio Costa Filho substituto de Márcio França