Navio russo atracou no Porto de Rio Grande para carregamento de equipamentos e embarque dos pesquisadores (Foto: Rodrigo de Aguiar/Portos RS)
Região Sul
Navio científico russo atraca no RS antes de expedição
O Akademik Tryoshnikov, do Instituto de Pesquisa Ártica e Antártica de São Petersburgo, participará de missão por 60 dias
O Porto de Rio Grande (RS) recebeu na segunda-feira, 18 de novembro, o navio quebra-gelo científico Akademik Tryoshnikov. De bandeira da Rússia, a embarcação será utilizada na Expedição Internacional de Circun-Navegação Costeira Antártica que irá percorrer mais de 20 mil quilômetros da costa do continente para chegar o mais perto possível da frente das geleiras.
Com previsão de iniciar na próxima sexta-feira, 22 de novembro, a missão contará com a participação de cientistas do Brasil, da Argentina, do Chile, da China, da Índia, do Peru e da Rússia, totalizando 61 pesquisadores, sendo que são 27 brasileiros.
Ao longo dos 60 dias de expedição, serão coletadas amostras do manto de gelo e seu entorno que permitirão a realização de estudos biológicos, físicos e químicos.
Entre os principais objetivos da missão estão a realização de estudos sobre os impactos das mudanças climáticas nas geleiras e nos ecossistemas costeiros da Antártica, o mapeamento dos hotspots de biodiversidade marinha e a coleta de dados sobre microplásticos e contaminantes emergentes.
A expedição é liderada pelo Brasil com a coordenação do pesquisador e explorador Jefferson Cardia Simões do Centro Polar e Climático (CPC) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
O Akademik Tryoshnikov pertence ao Instituto de Pesquisa Ártica e Antártica, em São Petersburgo, na Rússia. De acordo com a Portos RS, Autoridade Portuária dos portos públicos do Rio Grande do Sul, a embarcação deixou o território russo no dia 25 de outubro, e navegou por 23 dias até atracar no complexo de Rio Grande. O navio foi carregado com equipamentos para a expedição, além do embarque dos pesquisadores.