domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Sulfato de amônio sendo embarcado no porão do MV Persistence Diva, no Porto de Jingtang, na China (Divulgação)

Região Sudeste

Navio com carga recorde de insumo para fertilizante atraca dia 25 em Santos

18 de outubro de 2022 às 10:02
Bárbara Farias Enviar e-mail para o Autor

MV Persistence Diva tem 85.100 toneladas de sulfato de amônio a bordo, que serão desembarcadas no Terminal Marítimo do Guarujá SA 

O Porto de Santos (SP) está prestes a receber carga recorde de matéria-prima para fertilizantes. Em viagem inaugural, o navio MV Persistence Diva, de bandeira da Libéria, desembarcará 85,1 mil toneladas de sulfato de amônio no Terminal Marítimo do Guarujá SA (Termag). A carga foi embarcada no Porto de Jingtang, na China, e o início das operações está previsto para o próximo dia 25, após mais de 70 dias de espera.  

Os insumos são destinados às importadoras Adubras, Amaggi, Brfertil, Chs, Cibrafertil, Fertipar, Iterum, Nutrien e Tocantins. Os envolvidos nesta grande operação são o produtor e embarcador chinês Bestwin Trade, a representante exclusiva no Brasil Bulkfertz e a agência marítima Alphamar.

Segundo o gerente comercial e de laytime da agência marítima Alphamar, Nelson Vida, a embarcação chegou ao complexo portuário santista em 18 de setembro e, desde então, aguarda na área de fundeio para ingressar e atracar no berço da Termag, localizado na margem esquerda, em Guarujá. 

Com 85.100 toneladas de sulfato de amônio a bordo, Vida disse que o MV Persistence Diva supera o último recorde que foi de 82.500 toneladas. A carga foi transportada pelo MV Red Marlin, que chegou a Santos em 27 de agosto, vindo de Huanghua (China), de onde partiu em 12 de julho. Por sua vez, o MV Red Marlin superou o MV Benfica, que desembarcou 82 mil toneladas do produto em janeiro.  

“É uma viagem inaugural e batendo recorde em Santos e no Brasil”, enfatizou Vida sobre o graneleiro MV Persistence Diva que tem 229 m de comprimento x 36 m de largura, com sete porões, capacidade para 103.300 mil toneladas e calado de 16 m. 

Vida afirmou que a operação de descarga do insumo deverá durar oito dias, com uma média de 10 mil toneladas/dia passando pela prancha do terminal. 

Porém, apesar do recorde celebrado, a operação terá um alto custo de demurrage, que é o tempo excedente à estadia planejada. “A taxa de demurrage é em torno de US$ 40 mil/dia. O navio já chegou em Santos com US$ 1,2 milhão de dólares de prejuízo”, citou Vida. 

Da partida do porto chinês à atracação em Santos, o MV Persistence Diva aguardará aproximadamente 73 dias para desembarcar a carga, somando 36 dias de viagem da China ao Brasil mais a espera na área de fundeio de Santos, que deverá chegar a 37 dias (de 18 de setembro a 25 de outubro).    

O tempo parado do navio gera, além de custo, perda da qualidade da carga. “Devido à sua característica, a carga endurece e perde a qualidade porque acaba sendo afetada pela umidade dentro do navio ao longo do período parado”, explicou Vida, ressaltando que, apesar disso, o produto ainda pode ser utilizado pelas misturadoras industriais na fabricação do fertilizante. 

Sulfato de amônio

O sulfato de amônio é um composto químico utilizado na mistura do fertilizante que será utilizado como nutriente para produção agrícola. O Brasil importa aproximadamente 85% dos insumos adicionados à produção de fertilizantes. A mistura do nutriente que será vendida aos produtores rurais é feita no País em indústrias denominadas como misturadoras.

Compartilhe:
TAGS