Sulfato de amônio sendo embarcado no porão do MV Persistence Diva, no Porto de Jingtang, na China (Divulgação)
Região Sudeste
Navio com carga recorde de insumo para fertilizante atraca em Santos
MV Persistence Diva descarregará 85.100 toneladas de sulfato de amônio no Terminal Marítimo do Guarujá SA (Termag)
O MV Persistence Diva atracou no Terminal Marítimo do Guarujá SA (Termag), no Porto de Santos (SP), por volta das 16h30 de sexta-feira, com 85.100 mil toneladas de sulfato de amônio. Trata-se de um volume recorde de insumo para fertilizante a bordo de um único navio a ser desembarcado em Santos e no Brasil.
Esta é a primeira viagem do MV Persistence Diva, de bandeira da Libéria, que chegou à região no dia 18 de setembro e permaneceu na área de fundeio até a tarde de sexta, quando foi liberado para atracar. A carga foi embarcada no Porto de Jingtang, na China.
Segundo o gerente comercial e de laytime da agência marítima Alphamar, Nelson Vida, esta é a maior operação de transporte de sulfato de amônio já realizada no Brasil e contou com a participação das empresas Bestwin Trade (produtora e embarcadora chinesa), Bulkfertz (representante exclusiva no Brasil) e Alphamar. Os insumos são destinados às importadoras Adubras, Amaggi, Brfertil, Chs, Cibrafertil, Fertipar, Iterum, Nutrien e Tocantins.
Vida disse que o MV Persistence Diva supera o último recorde que foi de 82.500 toneladas. A carga foi transportada pelo MV Red Marlin, que chegou a Santos em 27 de agosto, vindo de Huanghua (China), de onde partiu em 12 de julho. Por sua vez, o MV Red Marlin superou o MV Benfica, que desembarcou 82 mil toneladas do produto em janeiro.
“É uma viagem inaugural e batendo recorde em Santos e no Brasil”, enfatizou Vida sobre o graneleiro MV Persistence Diva que tem 229 m de comprimento x 36 m de largura, com sete porões, capacidade para 103.300 mil toneladas e calado de 16 m.
Vida afirmou que a operação de descarga do insumo deverá durar oito dias, com uma média de 10 mil toneladas por dia passando pela prancha do terminal.
Porém, apesar do recorde celebrado, a operação terá um alto custo de demurrage, que é o tempo excedente à estadia planejada. “A taxa de demurrage é em torno de US$ 40 mil/dia. O navio já chegou em Santos com US$ 1,2 milhão de dólares de prejuízo”, citou Vida.
Da partida do porto chinês à atracação no Termag, o MV Persistence Diva aguardou dois meses e meio (76 dias), somando 36 dias de viagem da China ao Brasil mais 40 dias de espera na área de fundeio de Santos.
O tempo parado do navio gera, além de custo, perda da qualidade da carga. “Devido à sua característica, a carga endurece e perde a qualidade porque acaba sendo afetada pela umidade dentro do navio ao longo do período parado”, explicou Vida, ressaltando que, apesar disso, o produto ainda pode ser utilizado pelas misturadoras industriais na fabricação do fertilizante.