O navio tem 274 metros de comprimento e capacidade de carregar cerca de 1 milhão de barris de petróleo, o que equivale a quase a metade da produção diária de petróleo do BrasilCrédito: Divulgação
Região Nordeste
Navio com maior carga de combustíveis no Norte-Nordeste atraca no porto maranhense
Representando um marco histórico para a região Norte-Nordeste do país, o petroleiro brasileiro Zumbi dos Palmares atracou no Porto do Itaqui (MA), na quarta-feira (13), carregado com a maior quantidade de combustível já recebida por ambas regiões: 135 mil toneladas de diesel S10.
O Zumbi dos Palmares veio dos Emirados Árabes e está ancorado no Píer 106 do complexo maranhense. A operação irá contar com desembarque da carga por terra, além de transbordos para três embarcações: Pine Meadow, Endless Summer e Sergio Buarque de Holanda. A desatracação do navio está prevista para esta segunda-feira (18).
O navio tem 274 metros de comprimento e capacidade de carregar cerca de 1 milhão de barris de petróleo, o que equivale a quase a metade da produção diária de petróleo do Brasil. Para o segmento, a embarcação é considerada uma conquista logística e de importância estratégica para o suprimento de combustível e para o setor energético do país.