domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Divulgação

Região Sudeste

Navio de contêineres tem falha no motor e para próximo de praia de Guarujá

31 de março de 2023 às 14:08
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Segundo a Praticagem, o Américo Vespúcio teve problema no sistema de propulsão e foi atingido pelos fortes ventos registrados na região nessa quinta-feira

O navio contêineiro Américo Vespúcio teve uma pane em seu sistema de propulsão quando deixava o Porto de Santos, na noite da última quinta-feira, dia 30, e acabou parando nas proximidades da margem esquerda do canal de navegação, na Praia de Santa Cruz dos Navegantes, em Guarujá. Segundo a Santos Port Authority (SPA, a Autoridade Portuária de Santos), o incidente não teve feridos e nem causou danos ambientais.

O Vespúcio zarpou do Terminal de Contêineres (Tecon), administrado pela operadora Santos Brasil), por volta das 21h25. De acordo com a autoridade portuária, o navio teve uma falha em seu motor principal de propulsão. O comandante do cargueiro relatou à SPA que o navio apresentou baixa pressão de ar de controle, o que ocasionou um vazamento no sistema.

Procurada pelo BE News, a Praticagem de São Paulo confirmou que houve uma falha do motor durante uma manobra, quando o conteineiro trafegava pelo canal do Porto. Logo em seguida, foi registrada uma ventania de 55 km/h, levando a embarcação para a margem esquerda. A tripulação chegou a lançar as âncoras de sustentação para parar o Vespúcio.

Segundo a SPA, a situação foi contornada com apoio de rebocadores, que auxiliaram no retorno do navio ao berço de origem, no Tecon, onde chegou às 23 horas. Até o início da tarde desta sexta-feira, o Américo Vespúcio continuava atracado no terminal. A Santos Brasil informou que o navio seguirá para o Porto de Itapoá (SC).

Não há registro de acidente com outras embarcações, poluição hídrica ou interrupção do tráfego pela perda de governo do navio, de acordo com comunicado da Autoridade Portuária.

 

Compartilhe:
TAGS Autoridades Portuárias incidente navio de contêineres Região Sudeste Santos Brasil