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O navio irá se conectar ao sistema de energia terrestre do porto alemão em todas as próximas 16 escalas programadas até o final do verão. Foto: Divulgação

Inovação

Navio de cruzeiro usa energia em terra pela 1º vez em porto alemão

Atualizado em: 17 de junho de 2024 às 15:36
Vanessa Pimentel Enviar e-mail para o Autor

A operação foi no último dia 7, no Porto de Kiel, após a conclusão de testes de integração realizados em semanas anteriores

Pela primeira vez, o navio de cruzeiro Costa Diadema utilizou conexão elétrica em terra ao atracar em um porto na Alemanha. A operação foi no último dia 7, no Porto de Kiel, após a conclusão de testes de integração realizados em semanas anteriores.

A inovação permitiu que o navio fosse totalmente abastecido com o sistema de energia em terra do terminal de cruzeiros de Ostuferhafen, e todas as atividades a bordo e de serviços aos hóspedes foram mantidas normalmente durante o período de atracação. Dessa forma, o Costa Diadema conseguiu desligar os motores, reduzindo as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) diretas para a atmosfera.

O navio irá se conectar ao sistema de energia terrestre do porto alemão em todas as próximas 16 escalas programadas até o final do verão. Em 2024, Kiel será um porto importante para os programas da Costa no Norte da Europa, segundo a companhia.

“A estreia de energia em terra para a nossa frota é mais um passo em nossa jornada de descarbonização. Este importante resultado para a Costa foi alcançado graças à cooperação com o Porto de Kiel. Estamos totalmente comprometidos em melhorar continuamente o desempenho ambiental dos nossos navios quando em navegação ou quando atracados nos portos”, diz Mario Zanetti, Presidente da Costa Cruzeiros.

Zero emissões até 2050

A ambição da Costa Cruzeiros é operar uma frota com zero emissões de gases de efeito estufa até 2050. Neste sentido, a empresa está trabalhando para melhorar a eficiência energética da frota já em serviço e apoiar a inovação na infraestrutura portuária.

Parte deste caminho é a introdução dos primeiros navios movidos a gás natural liquefeito – GNL – (Costa Toscana e Costa Smeralda); o compromisso de equipar a frota com ligação elétrica nos portos e de trabalhar em estreita colaboração com as autoridades portuárias para promover uma maior adoção desta tecnologia; a introdução de Sistemas Avançados de Qualidade do Ar (AAQS) em navios que não utilizam GNL para reduzir as emissões nos portos e no mar; redesenhar rotas para reduzir o consumo de combustível; entre outras.

Para melhorar o desempenho ambiental da sua frota, a Costa conta com o apoio do Departamento de Descarbonização Marítima da Carnival, criado especificamente com o objetivo de desenvolver e testar novas tecnologias para reduzir o impacto ambiental. Entre elas: um sistema inovador de baterias de lítio; sistemas de lubrificação do ar no casco para reduzir o arrasto, e assim diminuir o uso de combustível; células de combustível movidas a metanol; novos métodos de captura e armazenamento de carbono; e combustíveis alternativos de baixo carbono, como o bio-GNL ou o biometano liquefeito.

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