O London 2012 aguarda a vistoria final do armador para continuar sua viagem até a China, após liberação da Marinha Crédito: Divulgação/Marinha do Brasil
Região Sul
Navio é desencalhado em São Francisco do Sul e aguarda liberação da Marinha
Graneleiro London 2012 ficou quase dez dias parado em uma área de fundeio, próximo à saída do canal
O navio graneleiro London 2012 foi desencalhado com sucesso no início da semana na Baía de Babitonga, próximo ao Porto de São Francisco do Sul, em Santa Catarina. A embarcação ficou quase dez dias parada em uma área de fundeio, próximo à saída do canal. De acordo com a SCPAR São Francisco do Sul, o navio aguarda liberação da Marinha para poder seguir viagem.
A Autoridade Portuária gestora do porto afirmou que o navio, após o desencalhe, foi deslocado para outra área de fundeio.
A embarcação aguarda a vistoria final do armador para continuar sua viagem até a China, após liberação da Marinha do Brasil. Segundo a SCPAR, a previsão é de que os trâmites legais sejam concluídos até o final da semana.
O navio graneleiro encalhou no dia 11 de março entre São Francisco do Sul e Itapoá.
A Administração do Porto de São Francisco do Sul informou que o incidente registrado com a embarcação não provocou prejuízos às atividades portuárias do terminal, nem ao fluxo de entrada e saída do complexo. Não ocorreu, também, poluição hídrica.
O London 2012, de bandeira liberiana, está carregado com 69 mil toneladas de soja e, nos últimos dias, visando a salvaguarda humana, bem como questões ambientais, passou por inspeções subaquáticas realizadas por mergulhadores profissionais, onde não foi identificado nenhum tipo de avaria.
“Nesses momentos de apreensão priorizamos o que é mais importante, que é a proteção da integridade física dos tripulantes do navio e a preservação do meio ambiente na Baía da Babitonga, garantindo, ao mesmo tempo, a continuidade da movimentação de cargas pelo Porto”, comentou Cleverton Vieira, presidente do Porto de São Francisco do Sul.