Outros contêineres acabaram colapsando dentro da própria embarcação, segundo informações das autoridades locais (Foto: Reprodução)
Nacional
Navio que perdeu contêineres no mar atraca no Porto de Santos
No mês de agosto, 99 contêineres do CMA CGM Belém caíram no mar na costa da África do Sul
O navio porta-contêineres CMA CGM Belém, que sofreu perda de contêineres na costa da África do Sul no mês de agosto, atracou no Porto de Santos na última quinta-feira, 4 de outubro.
O acidente, registrado em 16 de agosto segundo com a Autoridade de Segurança Marítima da África do Sul (Samsa), ocorreu na Baía de Richards, na costa da África do Sul. A embarcação saiu de Singapura com destino ao Porto do Rio de Janeiro.
Por conta das condições climáticas adversas, o navio perdeu um total de 99 contêineres que caíram no mar. Além disso, outros equipamentos chegaram a colapsar dentro do porta-contêineres.
O navio foi redirecionado para Qheberth e, em seguida, para o Porto de Ngqura na África do Sul, onde foi acolhido e ajustou suas cargas para o restante de sua jornada.
As causas do acidente passam sob investigação das autoridades responsáveis. Em nota oficial, a CMA CGM informou que não houve ferimentos à tripulação a bordo do navio e que não houve relatos de poluição ambiental como consequência do incidente.
Após estadia em Santos, o navio seguiu para o Porto de Paranaguá, onde atracou durante a madrugada deste domingo (6). Detalhes sobre as operações nos complexos não foram informados.
O CMA CGM Belém é um navio porta-contêineres, IMO 9938286 com capacidade para 13.200 TEUs, construído em 2024 e navega sob bandeira de Malta.