Navio se desprendeu do cais e ficou girando no Rio Itajaí-Açu (Foto: Reprodução)
Porto de Itajaí
Navio se desprende do cais e prático sobe a bordo para evitar acidente
Incidente ocorreu com o navio Irenes Resolve, na manhã desta quinta-feira, no berço 1 da JBS Terminais
Um navio ficou à deriva no canal do Rio Itajaí-Açu após se desprender dos cabos no Porto de Itajaí, em Santa Catarina. O incidente ocorreu na manhã desta quinta-feira (19). Um prático conseguiu subir a bordo e fazer uma manobra na embarcação, evitando maiores estragos e outros possíveis acidentes em alto mar.
De acordo com a Praticagem local, o incidente ocorreu por volta das 7 horas. O navio Irenes Resolve estava atracado no berço 1 do, operado pela JBS Terminais, quando os cabos arrebentarem e deixaram a embarcação à deriva.
Imagens de câmera de segurança mostraram o momento em que o navio se desprende do cais e começa a girar no canal aquaviário. Em seguida, chega a lancha da Praticagem, que se aproxima do navio para o embarque do profissional que manobra a embarcação.
De acordo com a Praticagem, o navio, com auxílio dos rebocadores, foi conduzido para a área de fundeio, a fim de evitar acidentes entre outras embarcações, entre elas a de passageiros, já que o local era próximo do Ferry Boat.
Em nota, a Marinha do Brasil informou que abriu um inquérito para apurar as causas do acidente. O BE News procurou a Superintendência do Porto de Itajaí (SPI), mas não obteve resposta até a publicação da reportagem.