O Petrel está atracado no Porto de Edimburgo, na Escócia (crédito: @Tomafc83)
Internacional
Navio tomba em porto da Escócia. Acidente deixa 33 feridos
Embarcação era utilizada na busca por navios naufragados
O navio RV Petrel tombou no Porto de Edimburgo, na Escócia, no início da manhã dessa quarta-feira. Atracado no complexo marítimo, ele chegou a adernar 45 graus. Com o incidente, 33 pessoas ficaram feridas – 21 delas foram hospitalizadas e as outras 12, atendidas no local e liberadas na sequência, segundo o serviço de emergência escocês.
As autoridades investigam as causas do acidente, mas há informações de que fortes ventos registrados na região nessa quarta-feira levaram o navio, de 76 metros de comprimento, a tombar.
O Petrel pertenceu ao co-fundador da Microsoft Paul Allen, que faleceu em 2018. Atualmente, integra seu espólio. A embarcação foi utilizada principalmente em pesquisas submarinas, explorando os locais de naufrágios históricos. Uma de suas missões de maior destaque foi a descoberta em 2017, no Mar das Filipinas, do USS Indianapolis – cruzador norte-americano afundado pela Marinha do Japão em 1945, durante a Segunda Guerra Mundial.
Segundo o grupo de comunicação britânico BBC, o navio estava atracado no Porto de Edimburgo desde 2020, devido à pandemia da covid-19.