Navio Doca Multipropósito Bahia é empregado no transporte de tropas, veículos, helicópteros, equipamentos, munições e provisões diretamente à área de operações. Foto: Divulgação/MB
Região Nordeste
Navios da Marinha estarão abertos para visitação em Salvador
Evento gratuito permitirá conhecer de perto o NDM Bahia e o NDCC Almirante Saboia neste domingo
A Marinha do Brasil abrirá dois navios da esquadra para visitação pública no próximo domingo (26), das 9h às 16h, no Porto de Salvador (BA). O evento, que é gratuito, terá acesso pelo Terminal Marítimo de Salvador (Contermas). Na oportunidade, o público poderá conhecer o Navio Doca Multipropósito (NDM) Bahia, que ostenta o nome do estado onde estará exposto, e o Navio de Desembarque de Carros de Combate (NDCC) Almirante Saboia. Ambas as embarcações têm como base a cidade do Rio de Janeiro.
A presença dos navios na capital baiana ocorre no âmbito da Operação Aspirantex, da Marinha do Brasil, realizada desde o último dia 16 e com término previsto para 28 de fevereiro, na área marítima compreendida entre o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Norte, com visitas aos portos de Natal (RN), Recife (PE), Maceió (AL) e Salvador (BA).
Historicamente, as visitas aos navios da Marinha têm sido um sucesso em Salvador. Em janeiro de 2024, os navios da esquadra receberam mais de 16 mil visitantes em apenas um dia.
Incorporado à Marinha do Brasil em março de 2016, o NDM Bahia é empregado no transporte de tropas, veículos, helicópteros, equipamentos, munições e provisões diretamente à área de operações. Embora planejado para operações de alta intensidade, é também indicado para missões de baixa intensidade, como as de caráter humanitário e auxílio a desastres.
Possui capacidade para carregar e descarregar, pelo mar ou pelo ar, e operar com embarcações de desembarque em mar aberto. O navio tem comprimento de 168 metros e deslocamento de até 12 mil toneladas.
Incorporado à Marinha em maio de 2009, o NDCC Almirante Saboia é empregado no desembarque e apoio a forças terrestres através de um assalto anfíbio ao território inimigo. O navio tem comprimento de 137,5 metros e deslocamento de até sete mil toneladas.