A Norcoast é uma joint venture entre a alemã Hapag-Lloyd e a brasileira Norsul, que fará o transporte de contêineres de cabotagem atendendo a costa brasileira e a bacia amazônicaCrédito: Divulgação
Região Norte
Nova empresa de cabotagem vai operar no Super Terminais
Norcoast realizará o transporte de contêineres pela costa brasileira e bacia amazônica
O Super Terminais, terminal privativo que atende o Polo Industrial de Manaus, fechou parceria com a Norcoast e receberá, com exclusividade, os navios da companhia em Manaus (AM).
A Norcoast é uma joint venture fifty-fifty entre a alemã Hapag-Lloyd e a brasileira Norsul, que surgiu para realizar o transporte de contêineres de cabotagem, a partir do ano que vem, atendendo toda a costa brasileira e bacia amazônica. O lançamento foi em outubro.
Até então, a Norsul já atuava em cabotagem, mas com transporte de granéis.
Na nova área de atuação, a Norcoast será a responsável pelo escoamento da produção em contêineres de eletroeletrônicos, duas rodas, plástico e químico da Região Norte para o Brasil, por meio de quatro navios de 3,5 mil TEU (unidade de contêiner de 20 pés).
Oportunidade
O CEO da Norcoast, Gustavo Paschoa, explicou, quando anunciou a empresa, que ela surgiu ao observar oportunidades no segmento, que nos últimos 15 anos cresceu 11% ao ano.
Paschoa também ressaltou que o mercado de cabotagem nacional, há 20 anos, não registrava a entrada de uma empresa nova, gerando uma demanda reprimida que poderá ser atendida.
Outro estímulo para o surgimento da Norcoast é o processo de descarbonização global que, entre as metas, traz um equilíbrio maior de transporte entre os modais.
Neste cenário, a cabotagem deve seguir tendência de crescimento já que emite menos CO2 do que o modal rodoviário.