Somente neste mês de julho foram confirmados três casos de malária em tripulantes de navios no Porto de Santos (Foto: Divulgação/APS)
Porto de Santos
Novo caso de malária é registrado em navio fundeado em Santos
É o segundo caso confirmado em uma mesma embarcação e o terceiro só neste mês em navios prestes a atracar no porto
Um segundo caso de malária foi confirmado no navio Common Galaxy, atualmente fundeado no Porto de Santos (SP). O navio, que passou pela Costa do Marfim, na África, teve mais um tripulante testando positivo para a doença. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o paciente não apresenta sintomas e está recebendo tratamento a bordo.
O primeiro caso de malária no Common Galaxy foi registrado em 7 de julho. Anteriormente, a Anvisa havia confirmado um caso em 4 de julho no navio Genco Picardy, que deixou o continente africano em 20 de junho. Os dois tripulantes, após apresentarem sintomas como febre e dores musculares, foram levados ao Hospital Beneficência Portuguesa de Santos.
“Na semana passada foram concluídas a desinsetização e a testagem de todos tripulantes do Genco Picardy e do Common Galaxy. A primeira embarcação não registrou novos casos, enquanto a Common Galaxy registrou um novo caso de malária, cujo paciente esta sendo tratado a bordo e sem sintomas”, informou a Anvisa por meio de nota.
O Common Galaxy permanece na área de fundeio do Porto de Santos. Inicialmente, a atracação estava prevista para segunda-feira, dia 15, mas a nova estimativa fornecida pela Autoridade Portuária de Santos é para o próximo domingo, dia 21. Quanto ao Genco Picardy, a expectativa é que o navio atraque nesta quinta-feira, dia 18, no Terminal Exportador de Açúcar de Guarujá (Teag).