Empresa quer integrar o ecossistema sustentável e apoiar iniciativas para energia eólicaCrédito: Divulgação/Petrobras
Região Nordeste
Novo Polo da Universidade Petrobras é instalado no Rio Grande do Norte
Unidade pretende criar parcerias com instituições de ensino locais para cursos e projetos de pesquisa
A Petrobras lançou, terça-feira (10), o Polo Regional da Universidade Petrobras no Rio Grande do Norte. A iniciativa visa parcerias estratégicas com instituições de ensino e o fortalecimento da presença da empresa no Nordeste, ajudando a transformar a região em um polo de investimentos voltados à transição energética.
“Com a análise e implementação de projetos relacionados à energia eólica e solar, aproveitando as vastas áreas disponíveis no estado, a Petrobras quer fazer parte do desenvolvimento de um ecossistema sustentável onde construirá um hub de projetos de energia eólica”, informou a companhia.
O novo Polo Regional da Universidade Petrobras pretende criar condições e oportunidades para parcerias com instituições de ensino locais, associações profissionais e outras empresas da região.
Entre elas, estão as parcerias técnicas com o Hub de Inovação e Tecnologia do Senai-RN, em Natal; com o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN); com as Faculdades de Energias Renováveis em Natal e Mossoró; e com o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis, instituição de referência na área de energias renováveis no Rio Grande do Norte que oferece cursos, projetos e serviços de pesquisa e desenvolvimento.
“Parcerias estratégicas poderão promover uma rica troca de conhecimento, compartilhamento de recursos e colaboração em projetos de pesquisa e desenvolvimento”, explicou a empresa.
“A Universidade Petrobras (UP) tem um compromisso com a transição energética da companhia. O novo campus avançado em Natal é um passo importante nessa direção. A presença da UP na região permitirá uma melhor compreensão das necessidades locais e, assim, poderão ser desenvolvidos programas de treinamento mais adequados à realidade da região”, acrescentou em nota.
A Petrobras ressaltou que a presença da universidade pode desenvolver talentos locais, fortalecer a capacidade da força de trabalho da empresa e estimular o crescimento econômico regional ao fornecer uma mão de obra especializada localmente, além de estimular iniciativas de geração de emprego e renda.
“O Polo Regional da Universidade Petrobras no Rio Grande do Norte contribuirá para o desenvolvimento sustentável da região e do país, capacitando profissionais e desenvolvendo tecnologias voltadas para fontes mais limpas e sustentáveis de energia”, concluiu o anúncio.
Durante o lançamento, estiveram presentes o Gerente Executivo de Gestão Integrada de Transição Energética, Cristiano Levone de Oliveira, e o Gerente Geral da Universidade Petrobras, Antonio Felipe Flutt.
O evento reuniu ainda representantes de instituições educacionais do estado, como universidades, institutos e grupos de pesquisa, além de representantes da Secretaria de Educação do Governo do RN e da Fiern.