Bosco Saraiva concedeu entrevista coletiva ao lado dos dois últimos superintendentes interinos, Ana Maria de Souza e Marcelo PereiraCrédito: Divulgação
Região Norte
Novo superintendente da Suframa fala em integração e modernização
Ex-deputado federal Bosco Saraiva vai comandar a Superintendência da Zona Franca de Manaus
Bosco Saraiva, ex-vice-governador do Amazonas e ex-deputado federal, foi nomeado para comandar a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). Em sua primeira entrevista coletiva como superintendente, ele falou sobre algumas de suas prioridades, como a integração regional com os outros estados da Amazônia Ocidental (Acre, Amapá, Rondônia e Roraima) e a modernização da própria entidade.
Bosco Saraiva concedeu a entrevista na sede da autarquia, na capital amazonense, ao lado dos dois últimos superintendentes interinos, Ana Maria de Souza e Marcelo Pereira.
“A prioridade é promover a integração regional com os estados-irmãos que fazem parte da Amazônia Ocidental. Contamos que todos os estados sintam-se parte deste novo trabalho”, disse o superintendente.
Segundo ele, o processo de modernização da Suframa passa também pela valorização dos servidores. Saraiva prometeu dar atenção especial a esse tema.
“A importância dos servidores da Suframa para o Amazonas e para a Amazônia é incomensurável. Então lutarei com todas as minhas forças junto à nossa bancada federal, ao ministro e ao presidente para que possamos restabelecer a força dos nossos servidores e colaboradores”, declarou.
Outro desafio que também foi apontado como prioridade pelo superintendente é o de dinamizar a interiorização das ações da Suframa nas cidades. “A autarquia precisa urgentemente sair da capital e ir para o interior ajudar e oferecer as vantagens da Zona Franca de Manaus aos nossos irmãos”.
A nomeação de Bosco Saraiva como superintendente da Suframa foi publicada no Diário Oficial da União de ontem e assinada pelo ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa.
O convite para assumir o cargo aconteceu no início de abril e foi feito pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin.
Saraiva enfrentou a concorrência do ex-deputado federal José Ricardo (PT), mas conseguiu garantir o apoio de toda a bancada amazonense em Brasília, formada por três senadores e oito deputados federais, para assumir o cargo.
A Suframa é uma autarquia que administra a Zona Franca de Manaus (ZFM) e as isenções tributárias das áreas da região da Amazônia Ocidental.
Bosco Saraiva assume o mais alto cargo da Suframa quatro meses depois da exoneração do general Algacir Antônio Polsin. O militar assumiu a superintendência em junho de 2019 e foi exonerado no fim do governo do então presidente Jair Bolsonaro, em dezembro de 2022.
Após a saída do general, o economista Marcelo Pereira foi nomeado superintendente interino da Suframa e deve seguir na função até Bosco Saraiva ser empossado oficialmente.
Na manhã de ontem, a Suframa afirmou que, nas próximas horas, informará os detalhes sobre a posse e o início do trabalho do novo superintendente.
Carreira
Bosco Saraiva é empresário, já foi vereador, deputado estadual e presidente da Câmara Municipal de Manaus, em 2013.
Em 2017, foi vice-governador de Amazonino Mendes, já falecido, em um mandato-tampão. Bosco deixou o cargo em abril de 2018 para se candidatar a deputado federal, e foi eleito.
Nas eleições do ano passado, tentou uma vaga na Assembleia Legislativa do Amazonas, mas não se elegeu.