quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Área onde será erguido o novo terminal de contêineres: a expectativa é de que ele possa movimentar até 400 mil TEU por ano, aumentando a capacidade do porto em 55%Crédito: Divulgação

Região Nordeste

Novo terminal de contêineres de Suape será o primeiro 100% eletrificado da América Latina

12 de janeiro de 2024 às 10:16
Paulo José Ribeiro Enviar e-mail para o Autor

Expectativa é de que o empreendimento tenha suas obras iniciadas até fevereiro e comece a operar a partir de 2026

O novo terminal de contêineres do Complexo Industrial e Portuário de Suape (PE), localizado na Região Metropolitana de Recife, será o primeiro terminal 100% eletrificado de toda a América Latina. As obras do empreendimento, que será implantado em um espaço com cerca de 50 hectares que pertencia ao Estaleiro Atlântico Sul (EAS) e foi adquirido pela APM Terminals, serão iniciadas até fevereiro deste ano, com previsão para começar a operar até o segundo trimestre de 2026.

Com a conclusão da primeira etapa, o terminal poderá movimentar até 400 mil TEU por ano, aumentando a capacidade do complexo portuário em 55% e atuando na geração de empregos diretos e indiretos.

O empreendimento contará com um sistema completo de gestão ambiental e resíduos, tratamento de águas residuais e modelagem de fluxo de águas subterrâneas para controle de poluição. Também terá rede 5G própria, auxiliando a comunicação com os clientes em tempo real. Outro diferencial será o uso de RTGs (guindastes móveis sobre pneus) por controle remoto, visando maior agilidade e segurança nas operações.

Em 2022, a APM Terminals venceu o leilão judicial para a aquisição da área, chamada de Unidade Produtiva Isolada do Estaleiro Atlântico Sul (EAS). Desde então, a empresa realizou diversas etapas legais para concretização do negócio, oficializada com a assinatura de compra do terreno. Durante esse período, a companhia também tem atuado no desenvolvimento do projeto de construção do empreendimento.

“Nosso porto, que tem posição geográfica estratégica, com sete capitais nordestinas situadas num raio de 800 km, concentrará volumes ainda maiores de cargas conteinerizadas a serem distribuídas na região e no restante do país, com significativa redução de custos, tornando-se mais competitivo. A APM Terminals é um grupo com atuação mundial e vai atrair rotas de longo curso para Suape, trazendo desenvolvimento para Pernambuco, para o Nordeste e para o país. Estamos muito felizes com a concretização desse projeto”, enfatizou o diretor-presidente da estatal portuária, Marcio Guiot.

Atuação global

A APM Terminals desenvolve e opera terminais de contêineres em todo o mundo por mais de meio século. A empresa opera terminais em 64 locais-chave em 38 países ao redor do mundo – e tem vários outros projetos em desenvolvimento. Como uma divisão independente da A.P. Moller-Maersk, a APM Terminals emprega aproximadamente 22.000 pessoas e, em 2022, 30.000 navios escalaram nos seus terminais. Na região das Américas, a APM Terminals opera 14 terminais em oito países.

 

 

Compartilhe:
TAGS América Latina Complexo Industria Complexo Industrial e Portuário de Suape Portuário de Suape