sábado, 23 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Segundo o ministro Silvio Costa Filho, o novo terminal de Suape vai colocar Pernambuco no hub internacional, possibilitando a ampliação das exportações do Estado e do NordesteCrédito: Divulgação

Nacional

Novo terminal de contêineres no Porto de Suape é autorizado

17 de outubro de 2023 às 8:25
Vanessa Pimentel Enviar e-mail para o Autor

Obras irão começar no ano que vem; início das operações está previsto para 2026

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), assinaram na segunda-feira (16) o documento que autoriza a construção do novo terminal de contêineres do Porto de Suape.

O investimento de R$ 1,6 bilhão será feito pela APM Terminals, subsidiária da AP Moller-Maersk. A estimativa para novos empregos é de 500 vagas durante o período de obras e de 2 mil indiretas. Quando estiver em operação, o terminal vai gerar 350 postos de trabalho diretos e 1,4 mil indiretos. Os trabalhos começarão em 2024 e o início das atividades é previsto para 2026.

O novo terminal também deve dobrar a capacidade do porto pernambucano neste tipo de carga. Em 2022, o complexo movimentou quase 500 mil TEU (492.194). Só a nova estrutura terá capacidade inicial de movimentar, por ano, 400 mil TEU, podendo ultrapassar a marca de 1,3 milhão de TEU anuais quando estiver em pleno funcionamento.

“Esse novo terminal vai colocar Pernambuco no hub internacional, fazendo com que a gente possa ampliar as exportações do Estado e do Nordeste, para o Brasil”, afirmou o ministro Silvio Costa Filho.

De acordo com estudos da APM Terminals, a previsão do setor é de que, até 2030, Suape tenha aproximadamente 5% do share de movimentações no Brasil.

Para Raquel Lyra, o investimento garante mais competitividade para o Porto de Suape. “A ampliação permitirá que Pernambuco se reposicione do ponto de vista logístico tanto para o Brasil quanto para o mundo”, disse a governadora.

Com ocupação prevista em uma área de cerca de 50 hectares, o terminal será o primeiro 100% eletrificado na América Latina.

“Todos os equipamentos serão elétricos, com tecnologia e processos de ponta, como um sistema completo de gestão ambiental, gestão de resíduos, tratamento de águas residuais e modelagem de fluxo de águas subterrâneas para controle de poluição. Também terá rede 5G própria, que possibilitará transmitir informações em tempo real para os clientes, 24 horas por dia, sete dias por semana”, ressaltou o diretor-presidente da APM Terminals Suape, Aristides Russi Junior.

O novo terminal é resultado do revocacionamento dos estaleiros do cluster naval de Suape, após a venda de parte de uma área do Estaleiro Atlântico Sul (EAS). A área foi arrematada em leilão, em julho do ano passado, quando a Maersk cobriu a maior oferta com um valor de R$ 455 milhões.

Compartilhe:
TAGS novo terminal Porto de Suape Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho