A cerimônia contou com todos os cinco diretores e com o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio (crédito: Tales Silveira)
Nacional
Novos diretores tomam posse na Antaq
Cerimônia contou com presença do ministro da Infraestrutura e dos atuais diretores da agência
A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) empossou os três novos diretores do órgão. A nomeação aconteceu durante cerimônia realizada na noite de quarta-feira (14).
Foram nomeados Wilson Pereira De Lima Filho, Alber Furtado De Vasconcelos e Caio César Farias Leôncio. Eles irão compor o quadro de cinco diretores junto com o diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery, e a diretora Flávia Takafashi.
Wilson Pereira Filho ocupará a vaga decorrente do término do mandato de Adalberto Tokarski. O vice-almirante teve o seu nome divulgado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) no fim de novembro.
Já os outros dois diretores serão os primeiros a ocupar as novas cadeiras abertas após a aprovação da Medida Provisória (MP) 1120/22, que altera a estrutura administrativa da agência ampliando de três para cinco o número de membros da diretoria colegiada da agência e cria seis cargos de assessor para dar apoio às novas diretorias. As duas nomeações junto com ampliação do quadro da agência foram publicadas no DOU de quarta-feira.
Segundo o diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery, afirmou que o aumento do quadro de diretores não vem para atender um gargalo da agência, uma vez que a estrutura do órgão vem trazendo decisões céleres para o setor. Contudo, o aumento da diretoria trará melhorias na regulação.
“A Antaq está passando por um momento especial em sua história. Estamos ampliando o número de diretores. Algo que já vinha sendo perseguido e que é muito importante para a agência. Mesmo com quadro reduzido entregamos muito à sociedade em termos de competência e qualidade técnica. Mas tenho certeza que teremos uma melhoria na regulação e na qualidade de serviços prestado”, disse.
A cerimônia de posse dos diretores contou com a presença do ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio. O titular da pasta comentou que o governo chegou a pensar em fundir a Antaq com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Contudo, diálogos com o setor convenceram o governo a mudar de ideia e a reforçar a agência reguladora.
“Quando começamos a nossa gestão pensamos inicialmente em fazer a fusão da ANTT com a Antaq. A importância do diálogo e das conversas me fez estar convicto que essa agência e com cinco diretores o que o setor hidroviário, da navegação e portuário precisa”, falou.