Segunda composição ferroviária desembarcou no Porto de Santos após ter vindo de Shangai, na China (Foto: Divulgação)
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Novos trens para o metrô de São Paulo chegam ao Brasil
Pacote de investimentos de R$ 1,4 bilhão do Governo do Estado vai reforçar a frota da Linha 15-Prata
Os novos trens que vão reforçar o transporte de passageiros da Zona Leste de São Paulo foram desembarcados no Porto de Santos na última semana. Os trens fazem parte de um pacote de investimentos de R$ 1,4 bilhão que vai reforçar a frota da Linha 15-Prata do metrô.
A segunda nova composição veio de Shangai, na China. Segundo o Governo do Estado, o trem deverá ser entregue ao Pátio Oratório, localizado na Zona Leste, até a metade de fevereiro. A primeira composição já foi entregue e já está em fase de testes. Ao todo, um total de 19 composições serão entregues ao estado.
A terceira composição está a bordo do navio MSC Carlotta, que vai desembarcar o equipamento também no Porto de Santos em data não informada. Já o quarto trem está sendo preparado para embarque no Porto de Shangai.
Os demais trens serão entregues gradativamente em 2026.
Esses trens são similares, em layout e funcionalidade, aos trens já utilizados no monotrilho, contando com sete carros (vagões) com passagem entre eles, sistemas de telecomunicações, de gestão inteligente de energia, de monitoramento por câmeras, iluminação LED e mapa dinâmico.
Ao chegar no Pátio Oratório, os carros serão colocados na viga por um braço mecânico para a realização da montagem completa, que dura cerca de 20 dias. Durante esse período, a composição inicia o processo de testes dinâmicos e estáticos, além dos protocolos para a obtenção do certificado de segurança. Todos os trens serão submetidos à testes rigorosos antes de serem integrado à operação, prevista para o início do segundo trimestre de 2025.
Nova frota
As novas composição foram fabricadas na China e contam com tecnologia de ponta, além de sistemas de controle e telecomunicações avançados, como é o caso do UTO (Unnattended Train Operation), em que os trens funcionam sem a presença de um operador embarcado.
Os carros também contam com monitoramento por câmeras, iluminação LED e gestão inteligente de energia.