
Segunda composição ferroviária desembarcou no Porto de Santos após ter vindo de Shangai, na China (Foto: Divulgação)
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Novos trens para o metrô de São Paulo chegam ao Brasil
Pacote de investimentos de R$ 1,4 bilhão do Governo do Estado vai reforçar a frota da Linha 15-Prata
Os novos trens que vão reforçar o transporte de passageiros da Zona Leste de São Paulo foram desembarcados no Porto de Santos na última semana. Os trens fazem parte de um pacote de investimentos de R$ 1,4 bilhão que vai reforçar a frota da Linha 15-Prata do metrô.
A segunda nova composição veio de Shangai, na China. Segundo o Governo do Estado, o trem deverá ser entregue ao Pátio Oratório, localizado na Zona Leste, até a metade de fevereiro. A primeira composição já foi entregue e já está em fase de testes. Ao todo, um total de 19 composições serão entregues ao estado.
A terceira composição está a bordo do navio MSC Carlotta, que vai desembarcar o equipamento também no Porto de Santos em data não informada. Já o quarto trem está sendo preparado para embarque no Porto de Shangai.
Os demais trens serão entregues gradativamente em 2026.

Segunda composição ferroviária desembarcou no Porto de Santos após ter vindo de Shangai, na China (Foto: Divulgação)
Esses trens são similares, em layout e funcionalidade, aos trens já utilizados no monotrilho, contando com sete carros (vagões) com passagem entre eles, sistemas de telecomunicações, de gestão inteligente de energia, de monitoramento por câmeras, iluminação LED e mapa dinâmico.
Ao chegar no Pátio Oratório, os carros serão colocados na viga por um braço mecânico para a realização da montagem completa, que dura cerca de 20 dias. Durante esse período, a composição inicia o processo de testes dinâmicos e estáticos, além dos protocolos para a obtenção do certificado de segurança. Todos os trens serão submetidos à testes rigorosos antes de serem integrado à operação, prevista para o início do segundo trimestre de 2025.
Nova frota
As novas composição foram fabricadas na China e contam com tecnologia de ponta, além de sistemas de controle e telecomunicações avançados, como é o caso do UTO (Unnattended Train Operation), em que os trens funcionam sem a presença de um operador embarcado.
Os carros também contam com monitoramento por câmeras, iluminação LED e gestão inteligente de energia.