Jorge Alberto Sales de Lima trabalhou por 35 anos na Petrobrás, onde exerceu diversas funções gerenciais na implementação de projetos industriais e offshore, no Brasil e no exterior. Tem formação em Engenharia Mecânica e extensa experiência em gerenciamento de projetos de grande porte, de suprimento de materiais e equipamentos e desenvolvimento de negócios. Foto: Reprodução
Região Nordeste
Noxis anuncia primeiro diretor da Refinaria do Pecém
Com o anúncio, a empresa avança no desenvolvimento de um estratégico projeto de refino de petróleo no Brasil
A Noxis Energy, empresa responsável pelo desenvolvimento de três projetos de refino de petróleo no Brasil, anunciou a chegada do engenheiro Jorge Lima para assumir, neste mês de maio de 2024, a posição de diretor-geral da Refinaria do Pecém, unidade que ficará localizada no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, região metropolitana de Fortaleza.
O executivo cearense é o primeiro diretor anunciado para o projeto mais avançado no portfólio da Noxis. A direção da empresa brasileira, sediada no Rio de Janeiro, informa que Jorge Lima será responsável por liderar os processos de implantação da Refinaria do Pecém.
“O desafio é grande, mas estamos muito satisfeitos com a chegada do Jorge Lima, por se tratar de um profissional com sólida experiência na indústria brasileira de óleo e gás. Ele vai nos ajudar a impulsionar o projeto de uma refinaria moderna e autossustentável no Ceará. Além da expertise técnica de todo o processo, o Jorge já trabalhou em construção de refinarias, inclusive ocupando cargos gerenciais no Brasil, Espanha e Cingapura. Enxergamos a chegada do executivo como um reforço para o time da Refinaria do Pecém”, pontua Márcio Dutra – diretor-executivo da Noxis Energy.
Jorge Alberto Sales de Lima trabalhou por 35 anos na Petrobrás, onde exerceu diversas funções gerenciais na implementação de projetos industriais e offshore, no Brasil e no exterior. Tem formação em Engenharia Mecânica e extensa experiência em gerenciamento de projetos de grande porte, de suprimento de materiais e equipamentos e desenvolvimento de negócios. Nos últimos anos, o engenheiro trabalhou na Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará, onde ocupou a posição de Coordenador de Atração de Investimentos em óleo e gás, hidrogênio verde e outros projetos especiais.
“Estou muito honrado com o convite da Noxis, que é uma empresa que acompanho desde a sua manifestação de interesse em instalar uma refinaria de petróleo no estado do Ceará. Afinal, esse projeto da refinaria do Pecém é a realização de um sonho do povo cearense. Por isso, dedicarei todos os meus esforços para que, com a experiência que possuo, venha a contribuir com o sucesso desse empreendimento que, sem dúvidas, será um marco para o desenvolvimento econômico do Ceará”, celebra Jorge Lima – diretor da Refinaria do Pecém.
Autorização ambiental
Nesse momento, a Noxis aguarda obter das autoridades ambientais do Ceará a Licença de Instalação (LI) da Refinaria do Pecém. A expectativa da empresa é que a licença possa ser emitida no segundo semestre desse ano para que logo em seguida possa ter início a preparação da área que vai receber a refinaria. O terreno do empreendimento possui 106,6 hectares e está localizado no setor 2 da ZPE Ceará, a zona de processamento de exportação do Complexo Industrial e Portuário do Pecém.