Araújo foi empossado presidente da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) em julho de 2020/Divulgação APDL
Portugal
Nuno Araújo anuncia saída da presidência dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo
Executivo fica no cargo até o fim deste ano
Nuno Araújo, presidente da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), em Portugal, anunciou que deixará o cargo no fim deste ano, quando termina o seu único mandato.
Segundo informações, Nuno teria sido convidado para continuar à frente do comando da autoridade portuária, mas não aceitou alegando razões pessoais.
A equipe liderada por ele tem como vices Cláudia Soutinho e Joaquim Gonçalves, mas ainda não há informações sobre quem ficará em seu lugar.
Araújo foi empossado presidente da administração portuária portuguesa em julho de 2020, após ter sido nomeado pelo Ministério das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos. Ele substituiu Guilhermina Rego, que tinha terminado o seu mandato em dezembro de 2019, mas se manteve na função até 30 de junho.
Licenciado em Engenharia Mecânica pela Universidade do Minho e com um Master of Business Administration (MBA) Executivo na Porto Business Scholl, Nuno Araújo foi, entre 2015 e 2018, chefe de gabinete de Pedro Nuno Santos, então secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares do Governo liderado pelo socialista António Costa. Foi nesse período que Araújo assumiu funções no Conselho de Administração da APDL, na posição de vice.
No seu currículo, o administrador tem passagem pela Assembleia da República como deputado, cargo que exerceu entre 2009 e 2011, integrando a Comissão Parlamentar de Assuntos Económicos, Inovação e Energia, a Comissão de Educação e Ciência, a Comissão de Obras Públicas, Transportes e Comunicações e, finalmente, a Comissão Eventual de Inquérito Parlamentar.
Em seu percurso profissional, Nuno foi também presidente do Conselho de Administração da Fundação para Divulgação das Tecnologias de Informação (FDTI), diretor de Desenvolvimento de Negócio e Internacionalização na EQS, sócio-gerente e diretor da Divisão Industrial da EQS e perito especializado na Sociedade Geral de Superintendência (SGS) Portugal.