O Porto de Santos totalizou 131,1 milhões de toneladas nos embarques, enquanto as descargas alcançaram 48,5 milhões de toneladas, registrando um crescimento de 12,1% (Foto: Divulgação/APS)
Porto de Santos
O motor do agronegócio e do comércio exterior brasileiro
Com crescimento recorde na movimentação de cargas e contêineres, Porto de Santos se consolida como peça-chave para a economia do país.
O Porto de Santos, que registra um crescimento na movimentação de cargas há mais de 15 anos, atingiu um novo recorde. Em 2024, foram 179,8 milhões de toneladas, um crescimento de 3,8% na comparação com a movimentação de 2023. Os resultados de 2024, divulgados pela Autoridade Portuária de Santos (APS), consolidam o complexo marítimo como uma das principais portas de entrada e saída de mercadorias, desempenhando um papel vital no comércio exterior brasileiro.
O complexo ampliou sua participação na corrente comercial brasileira, saltando de 28,5% para 29,0% em 2024, movimentando US$ 174,43 bilhões. A China permaneceu como o principal parceiro comercial, representando 27% das transações, enquanto o estado de São Paulo respondeu por 53,7% das operações internacionais.
Segundo os dados da APS, o Porto de Santos totalizou 131,1 milhões de toneladas nos embarques, enquanto as descargas alcançaram 48,5 milhões de toneladas, registrando um crescimento de 12,1%.
Seguindo a tendência de crescimento na movimentação de contêineres no Brasil, o Porto de Santos bateu um novo recorde nesse segmento. No ano passado, o complexo atingiu, pela primeira vez, a marca de 5 milhões de TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), finalizando 2024 com 5,4 milhões, um crescimento de 14,7%.
No segmento de granéis sólidos, o porto totalizou 90,7 milhões de toneladas em 2024, com destaque para o açúcar, que liderou a categoria com 27 milhões de toneladas, um crescimento de quase 18%. Já as exportações de soja em grãos chegaram a 27,8 milhões de toneladas, enquanto o milho registrou 15,9 milhões de toneladas.
A projeção de crescimento na movimentação de cargas, conforme o Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ) do Porto de Santos, estima que o complexo alcance a marca de 240 milhões de toneladas até 2040.
Obras e investimentos
Para atingir ou até superar essa marca, serão necessárias obras importantes para modernizar e ampliar a infraestrutura do cais santista.
O planejamento inclui um pacote de investimentos que supera R$ 12 bilhões, garantindo que o Porto de Santos continue sendo uma referência entre os equipamentos de infraestrutura portuária. As ações têm como objetivo modernizar os terminais e ampliar a capacidade operacional, tornando o porto ainda mais eficiente e competitivo no cenário global.