domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Estilo BE

O Pasquim

Atualizado em: 9 de setembro de 2023 às 10:39
Ivani Cardoso Enviar e-mail para o Autor

BE +

 

Olha só que maravilha: agora é possível acessar cada uma das 1.072 edições digitalizadas de O Pasquim, publicação emblemática da resistência durante a ditadura militar brasileira. Fundado em 1968 pelo cartunista Jaguar e pelos jornalistas Tarso de Castro e Sérgio Cabral, o jornal se destacou por sua sátira política e humor perspicaz. A Associação Brasileira de Imprensa e o cartunista Ziraldo doaram suas coleções à Biblioteca Nacional. O link: http://memoria.bn.br/DocReader/124745/22453

Bom saber pela coluna Babel, do Estadão, que a Livraria da Travessa no Rio de Janeiro faz parte da lista 150 Bookstores You Need to Visit Before You Die, da jornalista e roteirista americana Elizabeth Stamp. São locais especiais pela arquitetura, pelo acervo especializado ou pelo impacto em sua comunidade.

A Melatonina, conhecida como hormônio do sono, agora também é indicada para melhorar  a memória a longo prazo, segundo novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade Sophia, em Tóquio, no Japão. O suplemento de melatonina faz com que o corpo inteiro se prepare para finalizar o dia. Ele não é responsável pelo sono em si, mas sim em enviar sinais ao cérebro de que é hora de dormir. Li em O Globo.

 

BE –

O atropelamento do ator Kayky Brito chama atenção para a triste estatística de atropelamentos na cidade do Rio de Janeiro: de 1º de janeiro deste ano até essa semana foram registrados 2.804 atropelamentos por carros ou motos, de acordo com o Corpo de Bombeiros. 

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal divulgou números preocupantes: até agora, o número de mulheres assassinadas em 2023 no Distrito Federal (DF) já supera em mais de 45% os feminicídios do ano passado inteiro.  Em 84% dos casos, as mulheres já tinham sofrido violência antes de serem assassinadas. 

Não por acaso, o temor de brasileiros com violência e criminalidade cresce e atinge 40%, revela o Instituto Ipsos. O percentual está acima da média global, de 30%, e só não é maior que seis países: Chile (62%), Suécia (59%), Peru (57%), México (57%), África do Sul (56%) e Colômbia (41%). Matéria de O Globo.

 

Compartilhe:
TAGS Corpo de Bombeiros ditadura militar brasileira. Kayky Brito