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A concessão do Porto de Vitória, bem como do Terminal de Barra do Riacho, foi concretizada em março do ano passado

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Porto de Vitória divulga nova marca e investimentos de R$ 130 milhões

4 de março de 2023 às 10:30
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Segundo a empresa, que passa a se chamar VPorts, estratégia expressa um compromisso da nova gestão de elevar a competitividade

A VPorts, nova nomeação da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), administradora dos complexos composto pelos terminais de Vitória, Vila Velha e Barra do Riacho, anunciou novos investimentos. Os anúncios ocorreram durante a Intermodal South America, maior encontro do setor de logística, transporte de cargas, comércio exterior e tecnologia da América Latina. Estão previstos oito novos projetos que pretendem dobrar a movimentação de cargas para 15 milhões de toneladas até 2028.

O Porto de Vitória usou a Intermodal para oficializar a sua nova marca: VPorts. Para a diretoria da Autoridade Portuária, a nomeação expressa um compromisso da nova gestão de elevar a competitividade.

“Nós somos o único porto multipropósito do Espírito Santo e temos em nossa essência a missão de impulsionar novos negócios e fomentar o desenvolvimento socioeconômico regional e do País. Temos um porto pronto, pioneiro em diversas frentes, para atuar com inovação, segurança, agilidade e qualidade”, explicou Ilson Hulle, Diretor-Presidente da VPorts.

A VPorts possui 1.5 milhão de metros quadrados de áreas disponíveis para exploração, na costa brasileira, 450 mil toneladas de armazenagem estática e espera dobrar a movimentação para 15 milhões de toneladas até 2028. Ao todo, serão oito grandes projetos previstos com foco na revitalização da ferrovia, reforma de berços, recuperação de plataforma, entre outros.

“Os investimentos buscam tornar o VPorts em um elo logístico ainda mais eficiente entre os ativos de infraestrutura no Brasil, atuando como um relevante indutor do desenvolvimento e gerando riquezas com responsabilidade socioambiental”, disse o Diretor-Presidente. 

Um dos mais importantes projetos, pautado na integração de todos os modais, prevê a recuperação das vias ferroviárias na área do Porto de Capuaba, em Vila Velha. A expectativa é aumentar o volume de carga do terminal em 5 milhões de toneladas de produtos como granéis minerais e agrícolas, até 2025, contribuindo também na diversificação do tipo de carga operada.

“São investimentos pra tornar o porto mais eficiente, mais produtivo. A alocação desse capital tem uma base relevante para ferrovias. Entendemos que fica extremamente bem posicionado e competitivo quando se tem uma ferrovia entrando no seu porto e saindo”, comentou Pedro Benevides, Diretor Comercial da VPorts.

Desestatização

A concessão do Porto de Vitória, bem como do Terminal de Barra do Riacho, foi concretizada em março do ano passado, sendo o primeiro terminal portuário público a ser privatizado no Brasil.

O contrato de concessão firmado tem contrato de 35 anos, em que estão previstos investimentos de R$ 850 milhões, sendo R$ 335 milhões na ampliação dos portos.

De acordo com a VPorts, a empresa vai investir aproximadamente R$ 130 milhões nos próximos dois anos em obras de infraestrutura e demais melhorias, valores esses já contemplados pelo contrato de concessão.

 

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