Novos equipamentos chegaram de Xangai, na China (Foto: Reprodução/Porto Itapoá)
Região Sul
Porto Itapoá recebe novos equipamentos para terminal de contêineres; veja vídeo
Complexo recebeu um portêiner e cinco RTGs híbridos
O Porto Itapoá, em Santa Catarina, recebeu na última semana novos equipamentos para o terminal que opera contêineres no complexo. Trata-se de um novo portêiner, de 50 metros de altura e uma lança com 70 metros de largura; e cinco novos RTGs híbridos, que são controlados de forma remota.
Os aparelhos vieram da China, onde foram embarcados no dia 2 de outubro, no navio ZHEN HUA 35, e são fruto de um investimento de US$ 25 milhões (cerca de R$ 122 milhões).
Atualmente, o Porto Itapoá já opera seis portêineres – com este novo equipamento será o único terminal portuário catarinense a operar com sete portêineres. No pátio o Terminal conta com 22 RTGs, sendo cinco deles autônomos, que chegaram em maio deste ano.
Além disso, temos hoje 54 terminal tractors, cinco reach stacker, três empty handlers, entre outras tecnologias.
Com as dimensões, o novo portêiner se apresenta como um pouco maior que os atuais guindastes que operam no terminal de contêineres de Itapoá, que posseum alcance de 55 metros e 65 metros de altura e largura, respectivamente.
Os RTGs híbridos, controlados remotamente, fará com que o Porto Itapoá seja o primeiro terminal da América do Sul a operar este tipo de equipamento.
Vale lembrar que o navio Zhen Hua 35, durante o itinerário de Xangai a Itapoá, já havia feito no mês passado a entrega de equipamentos elétricos ao terminal da Santos Brasil, na margem esquerda do Porto de Santos.