No total, foram elevados seis trechos da estrada, totalizando 10,34 quilômetros de intervenções na via.
SEM CATEGORIA
Obra que deve impedir alagamentos na BR-364 é concluída em Rondônia
O Governo Federal concluiu no início desta semana a obra de elevação da BR-364/RO, em Rondônia, que sofria com alagamentos e interdições devido a cheias no Rio Madeira durante o período chuvoso.
No total, foram elevados seis trechos da estrada (entre o km 875,987 e o 890,807), totalizando 10,34 quilômetros de intervenções na via. A obra assegura a integração do Acre com os demais estados da Federação e interliga a malha rodoviária federal.
A obra foi iniciada em maio de 2021, durante o período de estiagem, após parceria firmada entre o Governo Federal e o Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT), órgão vinculado ao Minfra, com a Usina Hidrelétrica (UHE) de Jirau.
A BR-364/RO é o principal corredor logístico para o escoamento da safra de grãos produzida em Rondônia e nas porções Oeste e Norte do Mato Grosso. Pela rodovia circulam aproximadamente 8 milhões de toneladas de grãos por ano.
Os alagamentos na rodovia são críticos e antigos. Em 2014, devido à força das águas em cheia histórica, a estrada foi totalmente interditada e o estado do Acre ficou isolado por dias.
O que foi feito
Sob a coordenação e o acompanhamento do DNIT, a usina ficou responsável por realizar os serviços, como a execução de um colchão drenante, a sub-base, a base e o revestimento asfáltico em Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), de maior resistência.
A construção elevou o greide (inclinação vertical), o que confere uma camada estrutural de 90 cm, semelhante ao das grandes rodovias do país. Já a ponte da Velha Mutum Paraná, que tem 220m de extensão, foi elevada em 2,10m de altura.