Divulgação/APS
Região Sudeste
Obras de aprofundamento do Canal do Porto de Santos começam em 2024
APS afirmou que existe possibilidade de que serviços sejam executados através de uma PPP
O diretor-presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, afirmou que as obras de aprofundamento do Canal do Porto de Santos estão previstas para começarem a partir do ano que vem. De acordo com a APS, que busca celeridade tamanho a demanda do mercado, é possível que os serviços sejam realizados a partir de uma PPP.
Pomini classificou as obras de aprofundamento do calado como prioridade da atual gestão da APS. A ideia é que o aprofundamento vá até 16 metros e, posteriormente, 17 metros.
“Temos técnicos estudando nosso canal. Cronograma: início das obras para o ano que vem. É uma exigência com subsídios técnicos do mercado”, disse.
O presidente da APS revelou que a diretoria de Infraestrutura da Companhia, junto de seu corpo técnico de engenheiros, estuda a possibilidade de uma PPP para a obra.
“Existe a possibilidade da formatação de uma PPP, porque temos uma urgência nessa obra”, comentou.
Pomini relembrou sua participação em dos painéis técnicos do Sudeste Export, realizado em Belo Horizonte, onde operadores portuários já miram no futuro a presença de navios de 366 metros no Porto de Santos, exigindo um maior calado.
“Estamos atendendo exatamente o cronograma que o próprio mercado estabeleceu. Ano que vem teremos o início das obras, com término em 2025 e 2026, podendo o calado chegar em 17 metros. O cronograma esperado, solicitado e exigido pelo mercado, está sendo atendido pelo cronograma estabelecido pela nossa engenharia”, analisou.
A APS ainda estuda a viabilidade do novo contrato de manutenção do canal, atualmente de 15 metros, que se encerra no início do ano que vem. A diretoria analisa se será feita uma renovação do atual contrato ou uma nova licitação.
Outros temas
O presidente Anderson Pomini atualizou outros temas envolvidos diretamente com a APS. O contrato de renovação com a Brasil Terminal Portuário (BTP) está pendente com o Tribunal de Contas da União (TCU) e também passará pelo Ministério de Portos e Aeroportos.
Ainda sobre a BTP, a APS já encaminhou estudos aos órgãos competentes sobre o adensamento da área da empresa para poder aumentar a capacidade de movimentação de contêineres na margem direita. O mesmo vale para a Santos Brasil, cujo projeto de adensamento também está sob análise. Segundo Pomini, com as expansões, o Porto de Santos pretende duplicar a sua movimentação de contêineres.
O novo formato do STS 10 será objeto de reunião com o ministro Márcio França e o secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Fabrizio Pierdomenico, após o feriado de 7 de setembro, de forma a definir um modelo que atenda às necessidades de manutenção do Ecoporto, com espaço para abrigar navios de cruzeiro e também de expansão da BTP. A Autoridade Portuária afirmou que busca um consenso que atenda a todos os interesses envolvidos.
Por fim, Pomini destacou a implantação, pelo Grupo Triunfo, no Largo Santa Rita, de 16 berços de atracação, cujos processos ainda tramitam nos poderes concedentes.