sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

A ordem de serviço foi assinada nesta terça-feira (23) em Fortaleza, com as presenças do governador do Estado Elmano de Freitas, e outras autoridades. Governo do Ceará/Divulgação

Região Nordeste

Obras de novos trechos da Transnordestina serão iniciadas no Ceará

23 de janeiro de 2024 às 21:06
Vanessa Pimentel Enviar e-mail para o Autor

Ordem de serviço foi assinada pelo governador do Estado, nesta terça-feira (23)

As obras dos lotes 4 e 5 da Ferrovia Transnordestina, que somam 101 km e passarão pelos municípios de Acopiara, Piquet Carneiro e Quixeramobim, no Ceará, serão iniciadas em março. A ordem de serviço foi assinada nesta terça-feira (23) em Fortaleza, com as presenças do governador do Estado Elmano de Freitas; do diretor-presidente da Transnordestina Logística SA (TLSA), Tufi Daher; do presidente do Banco do Nordeste (BNB), Paulo Câmara; entre outras autoridades.

O investimento nesta etapa é de aproximadamente R$ 1 bilhão e a perspectiva é que sejam criados 1.300 postos de trabalho diretos e 2.500 de forma indireta nas cidades que receberão as construções. A mobilização das obras começará em março e a previsão é que elas sejam concluídas em dois anos.

Elmano de Freitas destacou que a ferrovia pode “transformar a economia do Nordeste” e aumentar a capacidade de cargas no Porto do Pecém. “Nós temos um prognóstico de que vamos dobrar o volume de cargas no Porto do Pecém, e vamos ajudar várias cadeias produtivas no interior do Ceará”, citou.

Os serviços nos lotes 4 e 5 incluem 11 viadutos, cinco pontes, todo o sistema de drenagem, além das camadas de sub lastro do corpo da ferrovia.

Tufi Daher, diretor-presidente da Transnordestina Logística SA (TLSA), destacou o ritmo das obras nessa nova fase. “Em 2025 vamos iniciar o transporte experimental de grãos, trazendo do interior do Piauí até a bacia leiteira em Quixeramobim, Piquet Carneiro. Nossa previsão é, tão logo a gente finalize a chegada no Porto do Pecém, darmos início à finalização do trecho no Piauí”, pontuou.

Compartilhe:
TAGS