domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Com a dragagem, iniciada no segundo semestre de 2022, o canal de acesso no Porto de Cabedelo passará dos 9,14 metros para 11 metros de profundidadeCrédito: Divulgação

Região Nordeste

Obras do Porto de Cabedelo serão entregues em junho

Atualizado em: 13 de abril de 2023 às 10:50
Vanessa Pimentel Enviar e-mail para o Autor

Informação foi dada pelo presidente da Companhia Docas da Paraíba, Ricardo Barbosa

As obras de dragagem do canal de acesso e da bacia de evolução do Porto de Cabedelo (PB) devem ser entregues no próximo dia 19 de junho, segundo o presidente da Companhia Docas na Paraíba, Ricardo Barbosa.

É esperada também a conclusão da implantação de um pátio de regulação de caminhões que irá atender os veículos que operam no terminal.

Barbosa repassou as informações durante uma entrevista concedida a um veículo de imprensa da Paraíba, na última terça-feira (11).

De acordo com ele, o evento está agendado para a data e deve contar com a presença dos ministros Renan Filho (Transportes), Márcio França (Portos e Aeroportos), Vital do Rêgo Filho (TCU), José Múcio Monteiro (Defesa) e o governador da Paraíba João Azevêdo (PSB).

A entrega da obra está marcada para ocorrer junto com o calendário do Fórum Nordeste Export, promovido pelo Grupo Brasil Export e que terá o Porto de Cabedelo como anfitrião neste ano. Inclusive, o presidente da CDP participou do Norte Export, em Manaus, no início deste mês.

Obras

Com a dragagem, iniciada no segundo semestre do ano passado, o canal de acesso passará dos 9,14 metros para 11 metros de profundidade. Já a bacia de evolução (área de manobra dos navios), terá 300 metros de largura.

A obra, que representa um investimento de mais de R$ 100 milhões em recursos estaduais, deve transformar a realidade do complexo ao possibilitar a atracação de navios maiores e com mais cargas, além de atrair investimentos, novos negócios e gerar empregos.

O novo calado também permitirá um crescimento de até 57% na capacidade de movimentação de cargas no Porto de Cabedelo.

Já o Truck Center deve regular o estacionamento dos veículos de carga e reduzir a formação de filas de caminhões que circulam em Cabedelo, melhorando a relação porto-cidade.

O investimento é de R$ 12 milhões e integra o Programa de Parcerias Público-Privada (PROPPP-PB) do Governo da Paraíba.

O pátio irá oferecer estacionamento para 140 caminhões, além de restaurantes, banheiros e outros serviços, com área de apoio de 300 metros quadrados, duas edificações para administração e salas para locação, além de vias com circulação interna e estacionamento de veículos de passeio.

O pátio foi construído numa área que integra a poligonal do Porto de Cabedelo, na Retroárea do Jacaré.

Compartilhe:
TAGS Docas na Paraíba Fórum Nordeste Export Márcio França Porto de Cabedelo Ricardo Barbosa