Segundo o diretor-executivo do Ogmo Santos, Evandro Schmidt Pause, o processo seletivo dos trabalhadores de bloco será similar ao dos consertadores, encerrado no fim de 2022Crédito: Reprodução/ZR News
Região Sudeste
Ogmo Santos irá abrir vagas para novos trabalhadores de blocos
Diretor-executivo do órgão revelou durante o programa ZR News que um processo seletivo será lançado em breve
O Órgão de Gestão de Mão de Obra do Porto de Santos (Ogmo Santos) irá abrir vagas no cadastro para o ingresso de novos trabalhadores de blocos. A novidade foi revelada pelo diretor-executivo da entidade, Evandro Schmidt Pause, durante participação na edição de quinta-feira (28) do programa ZR News, transmitido pela rádio Santa Cecília FM.
Sem dar muitos detalhes, ele informou que serão abertas 50 vagas: 30 imediatas e 20 de plano de reserva. A escolha dos trabalhadores se dará por meio de um processo seletivo a ser lançado em breve pelo Ogmo. “Nós estamos bastante entusiasmados em poder renovar as categorias, trazer novos trabalhadores e dinamizar esse segmento e essa operação”, declarou.
Ainda de acordo com Evandro, esse processo seletivo será similar ao que resultou na diplomação de 47 consertadores, em dezembro do ano passado. O método é baseado em regras definidas pela convenção coletiva de trabalho assinada no início deste mês pelo Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Sopesp) e pelo Sindicato dos Trabalhadores de Bloco de Santos, São Vicente, Guarujá, Cubatão e São Sebastião (Sindbloco).
IBI
Outro convidado do programa apresentado pelo jornalista Zerri Torquato foi o diretor-executivo do recém-lançado Instituto Brasileiro de Infraestrutura (IBI), Mário Povia. Ex-secretário nacional de Portos e ex-diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), ele falou um pouco sobre os objetivos da instituição e do novo desafio.
“O IBI é um apêndice. Ele vem a reboque da Frente Parlamentar de Portos e Aeroportos. Estamos com uma missão clara de divulgar a Frente, fortalecer e poder disponibilizar um suporte técnico. Experiência nova porque o parlamento, o Congresso, tem uma outra lógica, uma outra dinâmica, e precisamos do diálogo, de colocar uma linha direta do setor de infraestrutura com o parlamento. É uma experiência interessante e desafiadora porque temos sempre uma série de burocracias para superar”, disse Povia.
Porto em foco
As edições de quinta-feira do ZR News são sempre voltadas para os assuntos portuários, além de ter o quadro Santos Export. O programa pode ser acompanhado também pelo www.portalbenews.com.br.