domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Divulgação Wilson Sons

Região Nordeste

Operação com rebocador mais sustentável tem início em terminais do MA

5 de novembro de 2022 às 9:20
Vanessa Pimentel Enviar e-mail para o Autor

Nova embarcação da Wilson Sons, o WS Orion emite aproximadamente 75% a menos de óxidos de nitrogênio

O novo rebocador sustentável da Wilson Sons, o WS Orion, que emite aproximadamente 75% a menos de óxidos de nitrogênio, foi entregue no fim do mês passado para realizar as operações de apoio de atracação e desatracação de navios que operam em São Luís, no Maranhão, atendendo os terminais de Ponta da Madeira, Itaqui e Alumar. 

O equipamento junta-se ao WS Centaurus, que também foi construído com tecnologia que permite menos emissão de gases poluentes.

A primeira operação do WS Orion ocorreu no último dia 24, no terminal de Ponta da Madeira, na manobra de atracação de um navio de grande porte usado para exportação de minério de ferro.

Batizado em 13 de outubro, no Rio de Janeiro, o WS Orion tem capacidade para apoiar grandes navios que transportam até 400 mil toneladas de carga. 

Construída no estaleiro da Wilson Sons em Guarujá (SP), a embarcação possui as mesmas características do WS Centaurus, lançado em junho deste ano. 

O novo rebocador da classe RSD 2513 tem notação de classe escort tug e equipamento de combate a incêndio certificado FIFI-1, que possui vazão de 2.400 m³ de água por hora.

O design do WS Orion é da Damen Shipyards e a embarcação possui 25 metros de comprimento com 13 metros de boca. Ela opera avante e a ré com a mesma eficiência, podendo ser usada tanto em manobras portuárias, quanto em rebocagem oceânica. 

O bollard pull é de mais 90 toneladas, fazendo do novo rebocador um dos dois mais potentes em operação no Brasil.

“A demanda por rebocadores potentes vem crescendo nos portos de todo o Brasil, em razão dos navios de grande porte que chegam a terminais como o de Ponta da Madeira para movimentação de minério de ferro, assim como dos grandes conteineiros de 360 metros que se preparam para operar em águas brasileiras”, ressaltou Marcio Castro, diretor-executivo da divisão de Rebocadores da Wilson Sons.

O novo rebocador é o segundo de uma série de seis novos rebocadores da companhia com a proposta de unir desempenho à sustentabilidade. 

Segundo a Wilson Sons, seu design permite uma redução estimada de até 14% nas emissões de gases de efeito estufa (GEE) em função de uma hidrodinâmica mais eficiente por meio das duplas quilhas (twin fin), que melhoram a navegação e aumentam a capacidade de arrasto durante as manobras. 

Esse novo design de casco garante, de acordo com a empresa, a redução de consumo de combustível e, consequentemente, de emissões.

 

Compartilhe:
TAGS