HUB
Operação do Ibama identifica portos clandestinos no Rio Uruguai
Promessa e críticas
O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, prometeu entregar 50 rodovias estaduais restauradas até metade do próximo ano. O compromisso foi assumido durante visita a São Miguel do Oeste, na última sexta-feira. E aproveitou para voltar a atacar o Ministério dos Transportes e o Governo Federal. “Estamos fazendo grandes obras porque não podemos esperar pelo governo federal. Eles cuidam das rodovias federais, nós cuidamos das estaduais”, destacou.
Apoio a Motta
O ministro dos Transportes, Renan Filho, manifestou seu apoio à candidatura do deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB) à Presidência da Câmara. Em entrevista a uma emissora de TV na última sexta-feira, ele disse que Motta é o favorito e tem “experiência” para o cargo. “Eu acredito que Hugo é uma pessoa experiente e preparada, conhece bem o funcionamento da Câmara dos Deputados, e para a Paraíba seria a abertura de novas possibilidades para o desenvolvimento do Estado”, declarou.
Operação no Rio Uruguai 1
Ação realizada pelo Ibama na última semana no Rio Grande do Sul identificou 26 portos clandestinos ao longo do rio Uruguai, no noroeste do estado. E aplicou multas e notificações a 21 proprietários de terra por delitos ambientais, como abertura de portos sem licença e destruição da Área de Preservação Permanente (APP) no entorno do rio para a construção de atracadouros. Agentes do órgão federal percorreram três municípios próximos à fronteira com a Argentina, região onde ocorre contrabando de produtos como a soja.
Operação no Rio Uruguai 2
Na Argentina, segundo o Ibama, cereais como a soja são transportados por caminhões até a margem do rio para serem transportados por barcaças ao lado brasileiro, burlando os impostos em ambos os países.
Operação no Rio Uruguai 3
Como resultado, o Ibama emitiu 11 multas ambientais a infratores que foram identificados, no valor total de R$ 500 mil, e em dez notificações prévias, a fim de elucidar quem são os demais infratores responsáveis por parte dos portos clandestinos. Os portos foram embargados para recuperação ambiental das áreas degradadas.