Região Sudeste
Operação GLO apreende 120 kg de cocaína no Aeroporto de Guarulhos
Droga estava escondida em fritadeiras elétricas que seriam exportadas para a África
Uma operação conjunta realizada na manhã de quinta-feira (23) entre os órgãos e entidades participantes da operação da Garantia da Lei e da Ordem (GLO) resultou na apreensão de aproximadamente 120 quilos de cocaína no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.
De acordo com informações da Receita e da Polícia Federal, o entorpecente estava escondido no interior de quatro fritadeiras elétricas que seriam exportadas para Moçambique, país do continente africano.
A carga foi identificada pelo serviço de inteligência da Alfândega da Receita Federal em Guarulhos, que contou com o apoio da equipe de cães de faro (K9) da unidade.
De acordo com a Alfândega, a cocaína apreendida tem valor aproximado de U$ 1,2 milhão, equivalente a cerca de R$ 5,9 milhões.
A droga foi levada para a sede da Polícia Federal na Capital, onde dará continuidade aos trabalhos de investigação.
Poder de polícia
As operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) concedem aos militares das Forças Armadas, em caráter provisório, a possibilidade de atuar com poder de polícia até o restabelecimento da normalidade, de forma episódica, em área restrita e por tempo limitado, com objetivo de, em conjunto com órgãos de segurança pública, preservar a ordem pública e a integridade da população e garantir o funcionamento regular das instituições.
A GLO ocorre nos portos do Rio de Janeiro, Itaguaí (RJ) e Santos (SP), além dos aeroportos internacionais de Guarulhos (SP) e Galeão (RJ).