16 embarcações foram apreendidas devido a infrações graves à Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário (Lesta) (Foto: Divulgação/Capitania dos Portos)
Região Sudeste
Operação Navegue Seguro apreendeu 16 embarcações em 1 mês
Iniciativa da Capitania dos Portos, que teve início em dezembro em SP, seguirá até 15 de março
A Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP) divulgou um balanço parcial da Operação Navegue Seguro, que está em vigor desde 20 de dezembro de 2024: ao longo de um mês foram realizadas inspeções em mais de 7 mil embarcações, sendo 16 foram apreendidas devido a infrações graves à Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário (Lesta).
Anteriormente conhecida como Operação Verão, a iniciativa tem como principal objetivo conscientizar os condutores de embarcações de esporte e recreio sobre a importância de respeitar as normas de segurança da navegação e adotar práticas de preservação ambiental em atividades marítimas.
No total, a Capitania dos Portos inspecionou no período 7.370 embarcações, 63 entidades náuticas e 95 obras.
Como resultado, foram emitidas notificações para 144 embarcações e 22 entidades náuticas, das quais o uso de um cais foi interditado por estar em desacordo com as Normas da Autoridade Marítima (Normam).
Foram realizados ainda 273 testes de alcoolemia, ressaltando a importância das ações de fiscalização para coibir práticas que possam comprometer a segurança das atividades marítimas e a salvaguarda da vida humana durante o período de verão.
Ocorrências
Segundo o boletim divulgado pela Capitania dos Portos, as principais infrações observadas foram: não possuir habilitação (20,5%), não portar a habilitação (18%), fundear em local proibido (14,5%), não possuir extintor de incêndio a bordo da embarcação (14,5%) e não portar o documento da embarcação (13,3%).
A Operação Navegue Seguro continua até o dia 15 de março.