Os traficantes tentaram inserir os tabletes de cocaína em um contêiner com duas toneladas de bagagem desacompanhada que seguiria para Gênova, na ItáliaCrédito: Divulgação/RFB
Região Sudeste
Operação no Porto de Santos resulta na apreensão de 120 kg de cocaína e quatro prisões
Traficantes tentavam enviar a droga para a Europa em contêiner com bagagem desacompanhada
Equipes da Receita Federal, Polícia Federal e Guarda Portuária de Santos realizaram uma operação conjunta no complexo portuário que resultou na apreensão de aproximadamente 120 kg de cocaína e na prisão de quatro traficantes. A ação aconteceu na madrugada de sexta-feira, dia 14.
De acordo com informações fornecidas pela Receita, um contêiner contendo cerca de duas toneladas de bagagem desacompanhada com destino ao porto de Gênova, na Itália, foi o escolhido pelos traficantes para tentar enviar a droga para a Europa.
As equipes governamentais conseguiram, no entanto, frustrar a tentativa de contaminação da carga e quatro traficantes acabaram presos. Com eles foram encontradas quatro bolsas contendo tabletes de cocaína. Todo esse material foi apreendido.
Segundo a Receita, essa técnica criminosa empregada é denominada “Rip-Off modality”, na qual a droga é inserida em uma carga regular, sem o conhecimento dos exportadores e dos importadores.
O uso dessa técnica dificulta a gestão de risco aduaneiro, requerendo servidores especializados na análise de imagens e conhecimento no controle da movimentação de contêineres de exportação.