De acordo com o Dnit, a retomada das operações depende da chegada de equipamentos de alta precisão que permitirão avaliar a estabilidade da estrutura. Foto: Carlos Brandão/Rede Social X
Região Norte
Operações de resgate após desabamento da ponte JK são interrompidas
Segundo DNIT, decisão foi tomada devido à instabilidade estrutural remanescente, que oferece riscos às equipes de resgate
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou nesta sexta-feira (27) a suspensão temporária das buscas por desaparecidos após o colapso da Ponte Juscelino Kubitschek, localizada na divisa entre os estados do Tocantins e Maranhão. A decisão foi tomada devido à instabilidade estrutural remanescente, que oferece riscos às equipes de resgate.
De acordo com o Dnit, a retomada das operações depende da chegada de equipamentos de alta precisão que permitirão avaliar a estabilidade da estrutura. A previsão é que esses dispositivos sejam instalados ainda na tarde desta sexta-feira (27), com medições realizadas de forma contínua. A expectativa é que as buscas sejam retomadas no sábado (28), caso os dados apontem condições seguras para os trabalhos.
“Ressaltamos que a comissão de investigação de sindicância do Dnit está no local apurando os fatos e colaborando com as investigações da Polícia Federal, dando acesso a todas as informações oficiais da autarquia”, destacou a nota emitida pelo órgão.
Na tarde do dia 22 de dezembro, o vão central da ponte, com 533 metros, caiu. Pelo menos 10 veículos, entre quatro caminhões, três carros de passeio e três motocicletas, caíram no rio. A interdição do trecho foi imediata após o acidente. Até o momento, os Corpos de Bombeiros do Tocantins e do Maranhão localizaram os corpos de nove vítimas do desabamento.