Na operação de ontem a cocaína estava escondida na estrutura de um contêiner refrigerado que continha 26 toneladas de suco de laranja congelado (Crédito: Divulgação/RFB)
Porto de Santos
Operações no Porto de Santos apreendem 111 kg de cocaína em três dias
Nos dois casos, droga estava escondida em estruturas de contêiner refrigerado
Equipes de fiscalização da Receita Federal interceptaram tabletes de cocaína em dois carregamentos que seriam enviados ao exterior pelo Porto de Santos. Ao todo, foram duas apreensões, sendo uma na última sexta-feira (3) e outra ontem (6). Um total 111 kg da droga foram recolhidos.
A seleção das cargas para conferência física foi feita pela Receita Federal através de critérios objetivos de análise de risco, uso de imagens de escâner e utilização do cão de faro da unidade.
De acordo com informações do órgão, ontem, a droga não estava escondida em meio à carga, mas sim na estrutura do contêiner, na área reservada aos componentes para refrigeração.
A unidade de carga continha 26 toneladas de suco de laranja congelado e tinha como destino a Arábia Saudita, mas faria baldeação na Espanha. Nessa operação, foram encontrados 53 kg de cocaína.
Após confirmação da presença dos entorpecentes na carga, a Polícia Federal foi acionada para os procedimentos de polícia judiciária e para realização de perícia no local, que ajudará posteriormente na elucidação dos fatos.
Semana passada
Na última sexta-feira, uma ação em conjunto da Receita e da Polícia Federal resultou na apreensão de 58 kg da droga. De acordo com as autoridades, o método de inserção do entorpecente no carregamento seguiu o mesmo, com tabletes de cocaína ocultos na estrutura de um contêiner refrigerado.
Todo o material apreendido foi encaminhado para a sede da PF, em Santos, onde será periciado. Até o momento, ninguém foi preso.