sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

O Complexo Portuário do Maranhão é composto pelo Porto do Itaqui, administrado pelo Governo do Estado, e dois Terminais de Uso Privativo geridos pela Vale e pela Alumar (Foto: Divulgação)

Região Nordeste

Operadores do Maranhão anunciam criação de hub para inovação

Atualizado em: 27 de junho de 2024 às 8:48
Júnior Batista Enviar e-mail para o Autor

Iniciativa tem o objetivo de fomentar a eficiência logística no complexo portuário do estado

O Sindicato dos Operadores Portuários do Maranhão (Sindomar) anunciou a criação de um hub de inovação junto ao complexo portuário do estado para fomentar iniciativas inovadoras para impulsionar a eficiência logística no cais.

A ideia é promover o crescimento econômico usando a tecnologia. Entre as principais ações estão a parceria com universidades para pesquisa e desenvolvimento em Inteligência Artificial aplicada à logística, e novas tecnologias de transporte.

A instituição também firmou acordos de cooperação técnica para validação de provas de conceito (POCs) e lançou trilhas de inovação corporativa focadas na resolução dos problemas enfrentados pelos seus associados.

O sindicato busca projetos de automação, Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial e Big Data, Desenvolvimento de Capital Humano, capacitação e treinamento com workshops e seminários. O hub de inovação portuário proporciona facilitação de parcerias e colaborações com universidades e institutos de pesquisa, projetos de infraestrutura verde, além da otimização da cadeia de suprimentos, que são tecnologias que melhoram a coordenação e eficiência logística, reduzindo tempos de espera e custos.

Segundo o presidente do Sindomar, Daniel Pereira, há 13 empresas portuárias associadas ao sindicato que podem investir em produção científica para gerar novos negócios.

“Queremos, inclusive, diminuir a diferença entre a quantidade de pessoas formadas, bem capacitadas que exportamos para o restante do país e o mundo e as que permanecem aqui. Para isso, criamos um lugar de inovação e tecnologia, na área portuária”, disse ele.

Ainda de acordo com Pereira, o hub de inovação é um espaço tecnológico e físico que promove a inovação e o crescimento econômico.

“Ele atrai especialistas em tecnologia, engenharia, logística e gestão portuária, oferecendo um ambiente propício para o desenvolvimento profissional”, afirmou.

As ações do hub de inovação são desenvolvidas em parceria com a Creative Pack, instalada no edifício Michelangelo, no bairro Jardim Renascença, em São Luís.

Nesse ambiente, há jornadas de inovação aberta, voltadas para funcionários e parceiros do sindicato. Há ainda Hackathons e competições, que são organização de eventos que estimulam a criatividade e a resolução de problemas, incentivando a participação ativa de todos os envolvidos.

O complexo

O Complexo Portuário do Maranhão está localizado na Baía de São Marcos e conta com três instalações. Uma delas o Porto do Itaqui, porto público multipropósito administrado pelo Governo do Estado por meio da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP). As outras são dois Terminais de Uso Privativo (TUPs), administrados pela Vale e pela Alumar.

Compartilhe:
TAGS