sábado, 18 de janeiro de 2025
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.
Opinião

Editorial

A Cidade, o Porto e a ZPE

A proposta da Prefeitura de Santos de implantar uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE) na cidade representa uma iniciativa estratégica para expandir as economias local, estadual e, claro, nacional, aproveitando a presença do maior porto da América do Sul em seu território. Comemorando seus 478 anos, Santos almeja consolidar-se como um polo de produção voltado para a exportação, seguindo um modelo que tem se mostrado eficaz em outros países.

As ZPEs são reconhecidas internacionalmente como ferramentas eficientes para estimular as exportações e trazer benefícios econômicos significativos. Ao criar uma área de livre comércio destinada a empresas focadas na produção de bens para exportação, Santos busca alinhar-se às regras estabelecidas pela Organização Mundial do Comércio, promovendo negócios globais e impulsionando o desenvolvimento econômico.

O apoio do vice-presidente da República e ministro do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, representa um passo importante para a concretização desse projeto. Sua influência e aposta na aproximação com a Cidade são elementos-chave para obter a aprovação da ZPE.

Os estudos em andamento para definir o perfil de indústrias com potencial para serem instaladas no complexo são um passo crucial. A escolha da Área Continental de Santos, distante de áreas urbanas e com acessibilidade rodoferroviária, mostra uma abordagem cuidadosa na seleção do local, levando em consideração fatores logísticos e ambientais.

Uma ZPE dinâmica, com a possibilidade de expansão, representa um ambiente propício para o desenvolvimento sustentável. A ênfase em atividades industriais de baixo impacto ambiental, alto valor agregado e alta tecnologia ressalta o compromisso das autoridades com uma nova economia, capaz de diversificar a carteira de exportações do Porto de Santos.

Além dos benefícios econômicos, a criação de uma ZPE pode gerar oportunidades significativas de emprego, contribuindo para a formação de uma mão de obra qualificada na região. A experiência de ZPEs em outros estados, como a de Pecém no Ceará, mostra o potencial para criar empregos diretos e indiretos em larga escala.

A iniciativa da Prefeitura de Santos em buscar a implantação de uma ZPE demonstra visão estratégica e busca alinhar o desenvolvimento econômico local aos padrões internacionais. A sinergia entre porto, indústria e cidade é evidente nesse projeto, e, se bem executado, pode revolucionar a economia não apenas de Santos, mas de toda a Baixada Santista, e impulsionar ainda mais o crescimento do Estado.

Compartilhe:
TAGS litoral opinião porto Santos SP ZPE

Leia também