quarta-feira, 18 de dezembro de 2024
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Opinião

Editorial

A urgência de modernizar a infraestrutura portuária de Santos

O discurso de Fabrício Julião, CEO do Grupo Brasil Export, durante a abertura do Sudeste Export 2024, nessa segunda-feira, dia 16, em São Paulo (SP), acende um alerta sobre a urgente necessidade de modernizar a infraestrutura de acesso ao Porto de Santos, um dos principais gargalos logísticos do País. A afirmação de que a construção da terceira pista da Rodovia dos Imigrantes deveria ter sido realizada há muitos anos aponta para a sobrecarga do sistema viário que atende ao maior porto da América Latina.

A concentração do fluxo de veículos de carga na Via Anchieta, uma rodovia construída na década de 1940, causa engarrafamentos crônicos, atrasos nas entregas e aumento dos custos de transporte. Essa situação compromete a competitividade das empresas brasileiras no mercado internacional e prejudica a economia do País como um todo.

A necessidade de ampliar a capacidade do sistema viário que atende ao Porto de Santos não se restringe à Rodovia dos Imigrantes. O Sistema Anhanguera-Bandeirantes, outra importante via de acesso à região, também enfrenta problemas de congestionamento, o que demonstra a necessidade de um planejamento mais amplo e integrado para a logística do estado de São Paulo.

Além da questão da infraestrutura, Julião também chamou a atenção para a importância da sustentabilidade. As recentes tragédias climáticas que atingiram o País, como a seca na Região Norte e as queimadas em São Paulo, são um lembrete da necessidade de adotar práticas mais sustentáveis em todas as atividades humanas.

A modernização da infraestrutura portuária de Santos deve ser acompanhada de investimentos em tecnologias limpas e eficientes, que minimizem os impactos ambientais das operações portuárias. A adoção de soluções inovadoras, como a utilização de fontes de energia renovável e a otimização dos processos logísticos, é fundamental para garantir a sustentabilidade do setor portuário a longo prazo.

Nesse cenário, é evidente que a necessidade de modernizar a infraestrutura de acesso ao Porto de Santos é urgente e não pode mais ser adiada. A construção da terceira pista da Rodovia dos Imigrantes é um primeiro passo importante, mas é preciso que o Governo e a iniciativa privada trabalhem em conjunto para implementar um plano de longo prazo que garanta a eficiência e a sustentabilidade do sistema portuário brasileiro. Com uma melhor infraestrutura e maior planejamento, a economia brasileira e seus sistemas de transporte terão plenas condições de explorar todo o seu potencial e garantir o desenvolvimento demandado pela sociedade.

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