quarta-feira, 18 de dezembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.
Opinião

Editorial

Anúncios importantes para um porto que requer mais

Se a Autoridade Portuária de Santos, um dia após o anúncio dos cortes no Orçamento da União, em coletiva, não tratou com rigor da construção do túnel submerso entre Santos e Guarujá, tampouco sobre o decantado STS-10 ou a terceira pista do sistema Anchieta-Imigrantes, ao menos anunciou  importantes projetos para o maior complexo portuário da América do Sul.

A derrocada de 30 pedras no canal, prevista para o próximo ano, e a construção de dois viadutos na entrada de Santos, favorecendo o fluxo para importantes terminais na Alemoa e Saboó, são notícias muito bem-vindas para os operadores que diariamente enfrentam as agruras de acessos hoje já não mais compatíveis com a grandeza de seu porto.Os viadutos acontecerão graças a bem articulado entendimento com o Governo do Estado, e estará a cargo do grupo Ecorodovias.

A contratação da dragagem, que permitirá um calado de 16 metros, em fase de formatação, é alívio para um mercado que conta hoje com embarcações cada vez maiores. Quanto a 17 metros de calado, há de se aguardar a formulação de uma parceria público-privada, a PPP.

Os anúncios de ontem são sem dúvida merecedores de reconhecimento. Espera-se, porém,  que demais questões prementes para o futuro do complexo e sucesso do país, dada a repercussão do porto santista para os mercados nacional e internacional, e que dependem essencialmente das diretrizes do Governo Federal, recebam igualmente célere atenção, para alívio dos operadores quanto a futuros investimentos, e diante de alertas de especialistas para a saturação da capacidade operacional, em especial na movimentação de contêineres.

Compartilhe:
TAGS

Leia também