quarta-feira, 18 de dezembro de 2024
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Opinião

Editorial

Barra Norte do Amazonas: investimento e benefícios

O aprofundamento da Barra Norte do Rio Amazonas, de modo que o limite máximo do calado de navegação passe de 11,70 para 12,50, permitirá um ganho de 11,22% na eficiência do transporte marítimo de grãos. Também levará a uma redução de custos. Essas conclusões integram estudo realizado pela Associação de Terminais Portuários Privados (ATP) e é destaque em reportagem publicada na edição deste final de semana do Jornal BE News.

Segundo o levantamento da ATP, ampliar o limite de calado em 0,8 metro na Barra Norte do Amazonas permitirá a um navio Panamax carregar mais 6 mil toneladas de grãos. Hoje, esse tipo de embarcação transporta até 57 mil toneladas de soja ou milho. Com esse aprofundamento, o total passará a 63.400 toneladas, 11,22% a mais, de acordo com a pesquisa.

Tendo como base o período de janeiro a julho de 2021, 107 navios exportaram 6,127 milhões de toneladas de soja ou milho. Com o limite de calado em 12,5 metros, seriam necessários 97 cargueiros das mesmas dimensões, mas que sairiam mais cheios. 

Um outro resultado é que o custo de cada viagem passaria a ser distribuído por um maior volume de carga e, assim, o custo logístico por tonelada acaba sendo reduzido. 

A pesquisa realizada pela ATP deixa evidente a importância de se melhorar a infraestrutura de transportes do País, nesse caso de se aprofundar uma das principais vias de navegação do Norte do Brasil. E os ganhos que se pode obter dessas melhorias. No exemplo estudado, é mensurado em quanto a eficiência do transporte aumenta com o aprofundamento da Barra Norte e, ainda, quanto o custo logístico pode cair e a competitividade das cargas, ser ampliada.

Fica evidente a importância do investimento na infraestrutura de transportes do País e como ela pode ser benéfica para o desenvolvimento da economia. Diante da escassez de recursos, as ações devem ser bem avaliadas e as de melhor retorno, priorizadas. No caso da Barra Norte do Rio Amazonas, seus ganhos já estão contabilizados. Resta agora que a obra – a dragagem de aprofundamento – seja feita.

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