domingo, 05 de janeiro de 2025
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Opinião

Editorial

Compromisso hidroviário

O impulso ao transporte hidroviário no Brasil, prometido pelo secretário nacional de Hidrovias e Navegação, Dino Batista, durante o encerramento do Centro-Oeste Export 2024 nessa sexta-feira, dia 17, em Goiânia (GO), sinaliza para um avanço estratégico para a logística nacional. A criação da secretaria dedicada ao setor hidroviário é um marco que promete colocar a navegação por vias internas no centro das discussões políticas e econômicas, promovendo um modal de transporte essencial para o desenvolvimento sustentável e a eficiência logística do País.

A priorização das concessões hidroviárias, com a expectativa de concretizar as primeiras entregas, é uma medida acertada e oportuna. O transporte hidroviário oferece uma alternativa mais sustentável em comparação com outros modais, reduzindo significativamente as emissões de gases de efeito estufa por quilômetro rodado e tonelada movimentada e aliviando a pressão sobre as rodovias. Além disso, é um modal com grande potencial de expansão e competitividade, capaz de atender às demandas do setor produtivo com eficiência e menor custo.

A abertura de uma consulta pública para a concessão do Rio Madeira, anunciada para o início do próximo mês, é um passo crucial. A transparência e a inclusão da sociedade nesse processo garantem a legitimidade das iniciativas e permitem a adaptação dos projetos às necessidades e expectativas dos diversos stakeholders envolvidos. A ampliação do conhecimento e a comunicação clara sobre os benefícios e detalhes dos projetos são fundamentais para superar resistências e alinhar interesses.

Projetos adicionais, como os das concessões do Rio Paraguai, da Barra Norte e da Lagoa Mirim, já com estudos avançados, demonstram um compromisso abrangente com a revitalização e a expansão do transporte hidroviário. A parceria com a iniciativa privada será vital para o sucesso dessas concessões, trazendo investimentos, inovação e expertise para o setor.

O Governo Federal acerta ao promover o transporte hidroviário como um carro-chefe de sua agenda logística. A integração deste modal à cadeia de transporte de cargas pode transformar a logística brasileira, tornando-a mais competitiva e sustentável. As concessões hidroviárias representam uma oportunidade única para modernizar a infraestrutura de transportes, melhorar a eficiência e reduzir os custos logísticos, impulsionando o desenvolvimento econômico e a sustentabilidade ambiental.

Neste contexto, é fundamental que as autoridades continuem a avançar com determinação e clareza, garantindo que os projetos hidroviários sejam executados de forma transparente e eficiente. O sucesso dessas iniciativas depende de um planejamento rigoroso, de uma execução cuidadosa e de uma comunicação efetiva com todos os setores envolvidos. Ao consolidar o transporte hidroviário como uma opção viável e atrativa, o Brasil poderá alcançar um novo patamar de desenvolvimento logístico e ambiental, beneficiando toda a sociedade.

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