quarta-feira, 18 de dezembro de 2024
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Opinião

Editorial

Desenvolvimento hidroviário

O anúncio do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, sobre os investimentos previstos para o modal hidroviário no Brasil, mostra uma ação estratégica por parte do Governo que merece destaque e apoio. Com a destinação de recursos na ordem de mais de R$ 4 bilhões nos próximos três anos, a União demonstra seu comprometimento em promover o desenvolvimento desse setor fundamental para a logística nacional.

A criação de uma secretaria específica para tratar das hidrovias, assim como a projeção de um plano para expandir a extensão navegável dessas vias, mostra uma visão de longo prazo. Atualmente, o Brasil possui 18 mil quilômetros de hidrovias navegáveis, com a ambição de chegar a 42 mil quilômetros, e até mesmo atingir 64 mil quilômetros.

Os investimentos programados para 2024, na ordem de R$ 720 milhões, representam um aumento em relação ao ano anterior, refletindo o reconhecimento da importância estratégica das hidrovias. Esse incremento financeiro não apenas fortalece a infraestrutura existente, mas também cria novas oportunidades para a expansão e modernização desse modal de transporte.

Os R$ 4,1 bilhões planejados para os próximos três anos abrangem diversas áreas, incluindo instalações portuárias, eclusas, serviços de dragagens e derrocagens, além de um plano de monitoramento hidroviário. Essa abordagem abrangente indica uma compreensão profunda dos desafios e das potencialidades do setor.

O lançamento do Plano de Outorgas Hidroviário no ano anterior foi uma iniciativa louvável, priorizando hidrovias estratégicas como as do rio Madeira, Tapajós, Solimões-Amazonas, Tocantins, Paraguai e do Sul. Estimular o desenvolvimento dessas hidrovias é crucial para tornar o modal hidroviário uma opção competitiva e atrair investimentos. Esses aportes não apenas promovem a eficiência logística, mas também oferecem uma alternativa mais sustentável e de menor custo em comparação com outros modais de transporte. O modal hidroviário, ao utilizar as vias navegáveis já existentes, pode contribuir significativamente para a redução do impacto ambiental e dos custos operacionais.

Portanto, o compromisso do Governo em investir no desenvolvimento do modal hidroviário é uma decisão acertada que pode impulsionar a logística brasileira, melhorar a competitividade e contribuir para um sistema de transporte mais integrado e eficiente. O setor privado também deve ser incentivado a participar desses esforços, promovendo parcerias público-privadas que impulsionem ainda mais o desenvolvimento desse importante meio de transporte.

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