quinta-feira, 19 de dezembro de 2024
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Opinião

Editorial

Enfim o Free Flow

O primeiro pedágio com cobrança automática – conhecido como sistema Free Flow – do Brasil começou a operar nessa sexta-feira, dia 31, na BR-101/RJ/SP (Rio-Santos). O trecho é uma concessão da CCC RioSP. O novo serviço foi autorizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), sendo realizado a partir dos pórticos instalados em Paraty (km 538), Mangaratiba (km 447) e Itaguaí (km 414). 

De acordo com a concessionária, a tarifa é de R$ 4,10 para os carros de passeio. Veículos comerciais pagam uma tarifa específica, calculada multiplicando o valor padrão pelo número de eixos. Nos finais de semana e feriados nacionais, os preços serão diferenciados para as duas categorias.

Trata-se de um avanço tecnológico e operacional importante para as rodovias brasileiras. O sistema prevê que os motoristas instalem tags em seus veículos e são essas peças que serão “lidas” pelos sensores dos pórticos, efetivando a cobrança. Um serviço mais ágil, que garante maior segurança e rapidez nas estradas brasileiras. E que ainda pode melhorar. 

Na Rio-Santos, a cobrança é feita conforme o automóvel ou caminhão passam pelos pórticos. Mas é possível ter pórticos nos acessos das estradas, como se observa em países da Europa e nos Estados Unidos. Dessa forma, o carro pode ser registrado quando entra e sai da rodovia. Como consequência, pagará pela distância que percorreu na via, uma forma mais justa de calcular o pedágio.

No Brasil, os usuários ainda terão de se acostumar com o novo protocolo do Free Flow. E certamente melhorias e adaptações terão de ser feitas. Mas é evidente que o avanço obtido com sua implantação deve ser valorizado. E que mais medidas inovadoras, que tragam maior segurança e agilidade nas estradas brasileiras, sejam adotadas.

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